Há alguns meses, soubemos pelo NPD Group que o Android havia ultrapassado o iPhone em vendas no primeiro trimestre – mas o BlackBerry seguia em primeiro lugar. Não mais: no segundo trimestre, o Android se tornou a plataforma de smartphone mais vendida dos EUA.

Dos smartphones vendidos lá nos States, 33% rodavam Android, 28% rodavam BlackBerry OS, e 22% eram iPhones. Grande motivo do sucesso do Android, o Motorola Droid (versão americana do Milestone) continua sendo o smartphone com robô mais vendido por lá, seguido por quatro aparelhos da HTC, com o Incredible e o Evo 4G ocupando a segunda e terceira posições. Vale lembrar que a pesquisa só considera smartphones (então o iPod Touch e tablets estão fora) e não considera clientes empresariais (onde o BlackBerry ainda domina).

Estes números devem mudar bastante no terceiro trimestre: afinal, a pesquisa engloba só sete dias da venda do iPhone 4 – o aparelho começou a ser vendido apenas no final de junho – e depois de vender 1,7 milhão de unidades em três dias, as vendas do iPhone devem representar uma fatia maior do bolo.

A pesquisa da NPD se trata de vendas, e não de participação de mercado. Como anda o market share das plataformas, então? De acordo com a ComScore, o Android cresceu de março a maio, enquanto todos os outros caíram. A pesquisa da ComScore ainda não considera o iPhone 4, Evo 4G e Droid X, mas mostra algo claro: o Android está mais forte do que nunca – pelo menos nos EUA. [NPD via Engadget e All Things D]