_Android

Android Go: smartphones com versão leve do sistema começam a chegar em junho no Brasil

Quem já mexeu em um smartphone de baixo custo sabe o perrengue que pode ser usá-lo por ter pouca memória RAM e pouco espaço de armazenamento. Para tentar ajudar as pessoas que vão comprar seu primeiro smartphone, o Google anunciou nesta quinta-feira (7) a chegada de aparelhos com uma versão mais leve do seu sistema […]

Quem já mexeu em um smartphone de baixo custo sabe o perrengue que pode ser usá-lo por ter pouca memória RAM e pouco espaço de armazenamento. Para tentar ajudar as pessoas que vão comprar seu primeiro smartphone, o Google anunciou nesta quinta-feira (7) a chegada de aparelhos com uma versão mais leve do seu sistema móvel chamado Android Oreo (Go Edition) ao Brasil.

• YouTube Go vai permitir que você veja quase todos os vídeos offline
• Art Selfie: Google ajuda a achar obra de arte que mais se parece com você

De acordo com o Google, o primeiro smartphone a chega ao mercado brasileiro com Android Go é o Positivo Twist Metal S531. Na sequência, devem ser lançados o Positivo Twist Mini S431, Alcatel 1, Multilaser MS50G e o Multilaser MS50X.

Aqui estamos falando de aparelhos com 512 MB e 1 GB de RAM e capacidade de armazenamento que começa em 8 GB. Portanto, não é para heavy users, mas para quem quer ter uma experiência aceitável. Esse mercado, segundo dados da consultoria IDC, é relevante: só em 2017 foram vendidos 10 milhões de smartphones com até 1 GB de memória.

Na prática, o Android Go é uma versão mais leve do Android e com apps da família Go do Google. Esses apps foram criados justamente para suprir necessidades de mercados emergentes em que a conexão não é tão boa. Então, eles são versões otimizadas de produtos já conhecidos da companhia e que gastam menos o plano de dados. Tem o YouTube Go, Maps Go, Gmail Go, Files Go e até uma versão do Google Assistente mais econômica.

A loja de aplicativos Google Play conta com uma área específica com aplicativos Go, que seguem essa linha de serem econômicos no armazenamento e não gastar muitos dados. Aí vai ser possível baixar, além das aplicações do Google, opções como o Facebook Lite e o Skype Lite. Lógico, vai ser possível baixar outros apps, mas esses são os que a companhia recomenda.

Sair da versão mobile