Você quis dizer: finalmente! Depois de muito tempo de espera, o Android Market tem agora uma versão web para compra de aplicativos, que são instalados sem a necessidade de um mísero cabo no seu aparelho. E como esperamos de qualquer loja de aplicativos, ela é prática, simples, de fácil acesso e bonita. E ela já está no ar. Hora de testar!

http://www.youtube.com/watch?v=XjoC08oeL2A&feature=player_embedded

O site é simples e intuitivo: chamada principal cheia de aplicativos recomendados – ou uma versão maior do que já ocorria no Marketplace nas telinhas dos smartphones – e categorias na lateral, que estão traduzidas para um português de Portugal (ei, Banda Desenhada não é História em Quadrinhos!). Clicar em um app abre aquilo que já víamos no Android só que com muito mais fluidez, beleza e espaço. Descrição, resumo, comentários, aplicativos relacionados, tudo numa só tela. Um jeito mais fácil de explorar o Market e seu mar de aplicativos obscuros.

Mas a grande e bem-vinda sacada é a instalação dos aplicativos via OTA (over the air). Com o Android em mãos conectado à internet, é só clicar para baixar um aplicativo na tela do computador e recebê-lo no aparelho – após os devidos logins com a conta do Google. Num teste rápido, o aplicativo chegou em menos de 20 segundos ao aparelho. A sensação é ótima: instalar aplicativos sem usar cabos e sem ter de ficar fuçando o caótico Android Market. Hora de fazer isso numa interface muito mais interessante. Agora chega de ler. Momento exploração, usuários de Android! É só clicar ao lado. [Android Marketplace via Google Mobile Blog]