_Cibersegurança

App Mensagens do Android terá verificação de remetente para evitar que você caia em golpes por SMS

Você já deve ter recebido algum SMS com tentativa de golpe, fingindo ser do banco, da administradora do cartão de crédito ou coisa parecida. É o velho golpe de phishing. Se você usa Android, vai ganhar uma ajudinha para se proteger disso em breve: o aplicativo Mensagens, do Google, terá um ícone de verificação para […]

Foto: Jonas Leupe/Unsplash

Você já deve ter recebido algum SMS com tentativa de golpe, fingindo ser do banco, da administradora do cartão de crédito ou coisa parecida. É o velho golpe de phishing. Se você usa Android, vai ganhar uma ajudinha para se proteger disso em breve: o aplicativo Mensagens, do Google, terá um ícone de verificação para garantir que a mensagem veio de um número real e não de alguém mal-intencionado.

A novidade funcionará a partir de hoje em alguns países, e o Brasil está nessa lista. De acordo com o comunicado do Google, o Banco Bradesco é a primeira empresa a ter seu número verificado no aplicativo Mensagens. Além do nosso País, EUA, México, Reino Unido, França, Espanha, Filipinas e Canadá também receberão gradualmente o recurso ao longo das próximas semanas.

O novo recurso se junta à detecção de spam em tempo real, que está funcionando desde o fim de 2018 e agora será expandido nos EUA. O recurso alerta quando uma mensagem é suspeita de ser spam, e o usuário pode confirmar ou não, ajudando o Google a entender os padrões desse tipo de material.

O app Mensagens vem recebendo bastante atenção do Google. A empresa lançou um padrão de comunicação, o Rich Communication Services, para permitir que usuários do app possam conversar entre si sem depender do SMS, usando a internet, e tenham acesso a recursos mais avançados, como mensagens mais longas, áudio e vídeo, entre outros. Sim, é meio parecido com o que acontece com o iMessage, da Apple. No Brasil, Oi, Claro, Vivo e Nextel aderiram ao RCS.

[Google]

Sair da versão mobile