Aqui vai uma lista de todos os recursos do Android P mostrados no Google I/O 2018

Vai ser Android Paçoça? Ou talvez Palha Italiana? Bem, independentemente do nome que o Google adotar — claramente, não deve ser nenhum desses nomes brasileiros —, o fato é que não devemos saber o nome até o outono no hemisfério norte. Então, por ora, só nos resta conhecer os recursos e atualizações que a próxima […]

Vai ser Android Paçoça? Ou talvez Palha Italiana? Bem, independentemente do nome que o Google adotar — claramente, não deve ser nenhum desses nomes brasileiros —, o fato é que não devemos saber o nome até o outono no hemisfério norte. Então, por ora, só nos resta conhecer os recursos e atualizações que a próxima versão do sistema Android vai ter, conforme apresentado no Google I/O 2018, a conferência anual para desenvolvedores da empresa.

Google quer te ajudar a ser menos viciado em smartphone
Google Assistente ganha atualizações, e você poderá conversar com ele

Para o Android P, o Google tem trabalhado em três grandes áreas: inteligência, simplicidade e bem-estar digital.

Android P – um novo visual e novos truques

Embora os apps do Google, como o Gmail e o Tarefas, já tenham recebido uma atualização recente no visual, no Android P, a empresa vai implementar o que eles chamam de Material Design 2. As mudanças incluem linhas minimalistas, o uso de ícones mais circulares e um novo dock na parte de baixo para tornar as coisas mais organizadas e fáceis de usar.

Até a parte de interação ganhará uma pequena reformulação. Como no iPhone X, ao arrastar o dedo de cima para baixo, será possível ver quais apps estão abertos.

Olha só a forma de navegação pelos apps abertos

Além disso, o Google remodelou muitos elementos da interface de usuário do Android, como a área de notificações e o painel de configurações rápidas, que agora incluem uma lista de ícones que podem rolar na vertical, um novo menu Configurar e um ajuste de volume orientado na vertical com um recurso para emudecer ou vibrar e controles separados para volume de toque e de mídia.

Sugestões mais espertas

Para realizar as tarefas que você já faz no seu smartphone com maior facilidade e rapidez, o Google está introduzindo App Actions (Ações de app) que combinam múltiplos aplicativos e ações passadas em novas sugestões de tarefa dentro da gaveta de aplicativos.

Sugestões de ações

O Android P também ganhou suporte a telefones com notch (aquele corte na tela dos aparelhos atuais em que geralmente vão sensores e a câmera frontal) e a habilidade de fazer anotações em capturas de tela assim que você as capta. Novas atualizações de segurança de apps vão prevenir que apps em segundo plano acessem sua câmera ou microfone. Há também novas restrições para evitar que apps monitorem como você está gastando seus dados.

O Google também apresentou uma nova Slices API, que permitirá que você veja em tempo real informações de um app dentro de outros. Dessa forma, você poderá usar o recurso multitarefa de forma mais fácil e sem a necessidade de ficar alternando entre diferentes telas de aplicativo.

E, para ajudar a aliviar suas preocupações com bateria, a nova tecnologia de bateria adaptável pode automaticamente ajustar a velocidade do processador para o que você estiver fazendo, reduzindo a abertura de apps em até 30%.

Recurso Adaptive Battery

O novo Android terá ainda uma série de pequenos ajustes e mudanças que o tornarão mais fácil de usar, como um sistema de zoom para seleção de textos, respostas inteligentes e novas configurações para desligar ou ligar alarmes.

Bem-estar digital

Por fim e não menos importante, a companhia informou que seu objetivo é melhorar o bem-estar digital das pessoas. Então, o Android P ganhou um novo dashboard que mostrará quanto tempo você gasta usando o smartphone, quais apps você têm mais utilizado e o que você está utilizando neles. E se você notar que o tempo gasto em algum app é muito longo, o Google possibilita a configuração de um temporizador para limitar o uso.

Quando for a hora de ir para a cama, o Android P contará com um novo modo “wind down”, que fará a transição do seu dispositivo para uma escala em cinza, que, segundo o Google, é muito menos estimulante e ajudará a pessoa a dormir mais cedo. No entanto, para as pessoas que verdadeiramente querem se desconectar, tem ainda o modo “Shush”, que é uma forma especial do “Não Perturbe” acionada quando a face do aparelho está virada para baixo.

E, embora não seja parte do núcleo do Android, o Google Fotos está ficando mais esperto, com suas sugestões de modos baseada em inteligência artificial para colorir fotos em preto e branco, sugerir edições para melhorar itens como brilho e contraste em imagens e até mesmo transformar um documento em um arquivo PDF.

Para quem estiver ansioso para conferir a próxima versão do sistema operacional, o beta do Android P está disponível a partir desta terça-feira (8) para aparelhos Pixel, mas outros Android, incluindo alguns Sony, alguns Nokia e o Essential, também poderão receber a versão beta. Para instalar, basta seguir os detalhes descritos aqui.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas