O Google atualizou a divisão da base de usuários do Android voltada para desenvolvedores, gerando um belo gráfico de torta verde que mostra em quais versões do OS móvel os usuários estão. Não que as pessoas prefiram a versão em que estão, é claro.

As estatísticas mostram que o Android 2.1 está bem à frente, ocupando o espaço de ROM de 55,5% de todos os smartphones com Android – e o mais recente update para a versão 2.2 está presente em apenas 3,3% dos aparelhos (os donos do Nexus One) que se conectaram ao Android Market no período de duas semanas terminado em 15 de julho.



O Android 1.5 ainda segue forte, também: graças ao ritmo lento de atualizações ao redor do mundo, alguns smartphones com Android foram largados no limbo por fabricantes descuidadas.

Mas a situação melhorou desde a última vez que vimos o gráfico: a proporção de usuários rodando Android 2.1 foi de 37% em maio para 55% em julho, enquanto o Android 1.5 caiu de 34% para 19%. Mas, como da última vez, o gráfico seria bem diferente se considerássemos as versões do Android apenas no Brasil, onde apenas o Milestone e o FlipOut rodam Android 2.1, e os outros aparelhos rodam Android 1.5 ou 1.6. [Android Developers]