_Android

Android Silver pode ser o sucessor dos smartphones Nexus

Já ouvimos falar antes sobre o Android Silver, uma possível experiência premium do Google para novos clientes de Android. O site The Information traz mais detalhes sobre esse projeto, alegando que ele traria smartphones top de linha com pouco bloatware – e poderia substituir o Nexus. Basicamente, parece que o Google quer definir as regras […]

Já ouvimos falar antes sobre o Android Silver, uma possível experiência premium do Google para novos clientes de Android. O site The Information traz mais detalhes sobre esse projeto, alegando que ele traria smartphones top de linha com pouco bloatware – e poderia substituir o Nexus.

Basicamente, parece que o Google quer definir as regras para o hardware, mas desta vez sem se envolver de perto com o seu desenvolvimento.

A empresa também exigiria poucos apps não-Google pré-instalados, ou pelo menos que o bloatware fosse removível pelo usuário. Os smartphones ainda deveriam exibir o logo “Powered by Android” ao fazer boot, e trazer uma pasta com apps do Google na tela inicial.

Em troca, o Google daria pagamentos indiretos na forma de campanhas de marketing, quiosques com funcionários treinados em lojas de varejo e operadoras, e mais. A empresa também ajudaria fabricantes a implementar recursos como proteção à água e reconhecimento de voz.

Dispositivos Silver receberiam atualizações mais rápidas do Android, assim como o Nexus. Na verdade, o Information diz que este novo projeto deve substituir o Nexus. Ouvimos especulações nos últimos meses de que isso poderia acontecer, o que seria uma pena – é ótimo ter uma opção mais barata com Android que recebe atualizações rapidamente.

Os primeiros parceiros do programa Silver seriam LG e Motorola, fabricantes que estariam “sub-representadas” no mercado Android. Samsung, HTC e Sony provavelmente não iriam participar, segundo o Information.

O programa Silver deve ser lançado já no ano que vem, em países como EUA, Alemanha e Japão. Depois, ele chegaria a mercados emergentes. Acreditamos que o Brasil não seja prioridade, já que o Android domina com folga o mercado nacional, e smartphones premium são para poucos devido aos altos preços.

Mas será interessante ver como o Google tenta reforçar a marca Android ao redor do mundo, que acabou ficando em segundo plano com a ascensão da Samsung e de skins de fabricantes. [The Information via TechCrunch e Android Police]

Sair da versão mobile