Há algum tempo, correm rumores de que o Google preparava alguns ajustes no Android Wear para que ele funcionasse com o iPhone. Hoje, isso é oficial.

O primeiro relógio compatível com iOS é o LG Watch Urbane: você pode pareá-lo com um iPhone 5, 5c, 5s, 6 ou 6 Plus após baixar o app Android Wear para iOS.

Dessa forma, é possível receber a ajuda inteligente do Google Now – que está disponível para iOS – incluindo alertas sobre trânsito, avisos de quando sair para compromissos, e o status do seu voo. Você pode dizer “Ok Google” para fazer perguntas ao relógio ou criar uma nova tarefa.

O relógio também acompanha sua atividade física, medindo automaticamente suas caminhadas, corridas e frequência cardíaca; tudo é sincronizado com o app Google Fit.

Além disso, você pode aceitar ligações no iPhone, ler mensagens e receber notificações de apps que aparecem na tela de bloqueio. É algo semelhante ao Pebble, mas segundo o The Verge, é possível realizar ações mais avançadas nos apps próprios do Google – por exemplo, responder a uma mensagem do Gmail, ou arquivá-la.

Na maioria dos apps, você só recebe a notificação para dispensá-la. Por exemplo, não é possível responder a mensagens de texto usando o relógio: você precisa sacar o iPhone do bolso.

O Google avisa que os próximos modelos de relógios Android Wear serão compatíveis com o iOS, “incluindo lançamentos da Huawei, Asus e Motorola”. (Durante a feira IFA, deve ser lançado o sucessor do Moto 360.)

Jeff Chang, gerente de produto do Wear, diz ao The Verge que relógios antigos não terão suporte a iOS, porque o Google “quer que isso funcione direto da caixa, sem atualizações de software”. No entanto, um tweet da Motorola Brasil (já deletado) sugeria que o modelo atual do Moto 360 seria compatível com iOS:

tweet motorola moto 360

Além disso, o The Verge fez o teste e comprovou que o Moto 360 funciona, sim, com o Android Wear para iOS.

Já existem alguns apps, como o Wear Connect for iOS, que permitem usar um relógio com Android Wear junto a um iPhone ou iPad. No entanto, ele tem funcionalidade reduzida e não traz os cards do Google Now.

O Android Wear é compatível com dispositivos rodando iOS 8.2+ e Android 4.3+. [Blog do Google Brasil e The Verge]

Atualizado às 15h28