_Windows

Há exatos 25 anos, Microsoft lançava o Windows 95 com Menu Iniciar e Internet Explorer

Foi graças ao Windows 95 o surgimento de recursos como Menu Iniciar, Barra de Tarefas, Internet Explorer e o conceito de multitarefa.

Lançamento do Microsoft Windows 95. Crédito: Marcin Wichary/Flickr

Imagem: Marcin Wichary/Flickr

Hoje, 24 de agosto de 2020, o Windows 95 completa exatos 25 anos desde que foi lançado no ano de 1995. Feliz aniversário, velho amigo.

A essa altura, você já deve ter visto uma dezena de vídeos ou artigos contando a história, curiosidades e e toda a trajetória da plataforma até então. De fato, todos os feitos do software não devem ser descartados, pois pode-se dizer que foi graças a ele que muito do que conhecemos hoje nos sistemas operacionais começou com o Win95.

O Menu Iniciar, presente até hoje nas versões do Windows, junto com a Barra de Tarefas na parte inferior da tela? Nasceram no Windows 95. A Lixeira, para você descartar tudo de mais inútil que tem no seu PC? Também teve origem no sistema da década de 1990. O Internet Explorer, que aos poucos está sendo abandonado pela Microsoft? Isso aí, veio do Win95.

O próprio conceito de multitarefa deu seus primeiros passos naquela época. E para os quase dinossauros da internet (incluindo este que vos fala), foi no Windows 95 a estreia do MSN, que naquele tempo funcionava como um agregador de notícias e buscador em um só lugar, para anos depois se tornar o famoso mensageiro MSN Messenger.

O Windows 95 foi o segundo sistema operacional para PCs que eu usei – o primeiro foi o Win98, e não me pergunte como eu regredi de um para o outro porque… Bem, já faz alguns anos que isso aconteceu. Mas duas coisas que me lembro bem: o som de início, logo quando você ligava o computador; e aquele tutorial (pavoroso, diga-se de passagem) dos atores da série Friends para promover o lançamento.

Experiências à parte, o Windows 95 foi um verdadeiro sucesso comercial na história da Microsoft. Nas primeiras cinco semanas semanas, as lojas venderam 7 milhões de cópias do sistema, chegando a 40 milhões de unidades em apenas um ano. Isso certamente ajudou a restaurar os cofres da empresa, que investiu US$ 300 milhões em marketing em campanhas publicitárias.

E engana-se quem pensa que o Windows 95 morreu completamente. Apesar do suporte ao sistema ter sido encerrado no final de 2001, dados do site The Next Web apontavam que, em 2017, pelo menos sete máquinas ainda rodavam o velho guerreiro. É bem provável que elas tenham sido extintas nesses últimos três anos, mas é curioso notar que a plataforma conseguiu resistir tanto tempo mesmo após ficar anos sem receber novos updates de segurança.

E você? Quais são suas lembranças do Windows 95?

Atualização em 26 de agosto: a primeira geração do Internet Explorer chegou, na verdade, em uma versão mais completa do Windows 95 dentro de um pacote chamado Microsoft Plus!, que ganhou edições de aprimoramento até o Windows XP. Entre as novidades do Windows 95 Microsoft Plus! Edition, que chegou meses depois do lançamento oficial do Win95, estava o Internet Jumpstart Kit, que aí sim introduziu o Internet Explorer 1.0. Obrigado ao @leogodoy pelo alerta.

Sair da versão mobile