Tecnologia

Antirroubo do Android já foi usado por mais de 1 milhão de brasileiros; saiba mais

Ferramentas contra o roubo desenvolvidas pelo Google estão sendo disponibilizadas em mais países; saiba mais detalhes dos recursos
Imagem: Unsplash/Reprodução

Em junho deste ano, o Google anunciou que o Brasil seria o primeiro país no mundo a receber ferramentas inéditas de segurança para proteger vítimas de roubo ou furto de smartphones. Na ocasião, o objetivo era oferecer eficiência antirroubo para simplificar o bloqueio de smartphones. E evitar o acesso de criminosos a informações e dados sensíveis.

Google divulga nº de uso do antirroubo

Nesta semana, o Google revelou que mais de um milhão de brasileiros já utilizaram alguma das novas soluções de segurança antirroubo após o lançamento oficial do Android 15. Após o sucesso da implementação no Brasil, as funcionalidades também estão sendo implementadas em outras regiões do globo.

As informações mais atualizadas do Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelam que, em 2023, registraram-se 937.294 ocorrências de roubo e furto de aparelhos celulares. Isso significa que, a cada 33 segundos, alguém roubava ou furtava um dispositivo móvel, um dado bastante alarmante.

Levando esse preocupante cenário em consideração, o Google desenvolveu algumas ferramentas para proteger os usuários de smartphones Android e escolheu o Brasil para realizar os primeiros testes. As funcionalidades em questão são: Bloqueio de Detecção de Roubo, Bloqueio Remoto e Bloqueio de Dispositivo Offline.

O Bloqueio de Detecção de Roubo é um recurso alimentado pela inteligência artificial da empresa capaz de bloquear a tela. Isso caso detecte movimentos bruscos que indiquem que o dispositivo foi tomado das mãos de seu proprietário.

Através da plataforma “Encontre meu dispositivo”, é possível bloquear ou excluir todos os dados do smartphone à distância com o Bloqueio Remoto. Um dos grandes destaques da função é a possibilidade de bloquear o dispositivo apenas utilizando o número de telefone, sem necessidade de informar uma senha, o que facilita a proteção de informações pessoais.

Maps, Waze e Google Earth: tudo sobre as novidades anunciadas

ChatGPT inaugura ferramenta de busca rival do Google; como usar

Bloqueio Offline

Outra ferramenta interessante apresentada pelo Google é o Bloqueio Offline, que tem como principal objetivo combater uma prática bastante recorrente de criminosos. Normalmente, após subtrair um celular, a primeira ação de ladrões é desconectá-lo da rede para limitar as ações do proprietário.

Com a funcionalidade apresentada neste ano, caso o smartphone Android fique muito tempo offline, ele terá a tela bloqueada automaticamente. E exigirá as credenciais de acesso do proprietário para voltar a ser utilizado normalmente.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas