_Animais

Anzóis ficam presos a um número surpreendentemente alto de tubarões

Tubarões observados na costa do Taiti mostram um grave problema: anzóis permanecem presos a esses predadores marinhos. Um novo artigo publicado na Fisheries Research mostra que 38% dos tubarões-tigre que vivem perto da Polinésia Francesa, também conhecida como Taiti, têm pelo menos um anzol preso a seu corpo ou mostram sinais de terem sido fisgados […]

Um tubarão-tigre preso em um anzol. Imagem: Universidade do Havaí

Tubarões observados na costa do Taiti mostram um grave problema: anzóis permanecem presos a esses predadores marinhos.

Um novo artigo publicado na Fisheries Research mostra que 38% dos tubarões-tigre que vivem perto da Polinésia Francesa, também conhecida como Taiti, têm pelo menos um anzol preso a seu corpo ou mostram sinais de terem sido fisgados anteriormente. Os impactos à saúde não são totalmente claros, mas esses incômodos persistentes têm o potencial de causar infecções, danificar órgãos, produzir efeitos tóxicos e inibir a alimentação normal destes animais.

Um pedaço de anzol residual “pode ​​ter consequências profundas para esses animais”, diz Carl Meyer, biólogo marinho da Universidade do Havaí e coautor do estudo, em um comunicado. “Ele pode ferir ou até matar porque eles não conseguem se alimentar adequadamente após essas interações.”

Ganchos feitos de materiais degradáveis ​​podem aliviar o problema, de acordo com a nova pesquisa.

Um tubarão preso a um anzol, junto com uma linha de pesca à direita. Imagem: Cyrille Mulard

Os tubarões ficam presos por esses anzóis quando mordem a isca no final dos palangres, que é destinada a outras presas — neste caso, atuns e peixes-espadas.

“Os palangres são linhas que têm vários anzóis com iscas — de dezenas a vários milhares — que são fixados no fundo do mar ou na água média com o suporte por flutuadores de superfície”, escreveu Meyer em um e-mail para o Gizmodo. “Eles geralmente são mantidos no local por várias horas e depois transportados para recuperar o que foi capturado.”

Os infelizes tubarões capturados acidentalmente — usa-se o termo “fauna acompanhante” nesses casos — se libertam mordendo a linha de pesca ou quando um membro da tripulação os solta. Mas os anzóis geralmente permanecem presos à boca ou mesmo dentro do corpo, com as linhas de pesca associadas frequentemente se arrastando ao lado deles. Esses ganchos podem ficar presos ao tubarão por anos e possivelmente até o resto de suas vidas, de acordo com a pesquisa.

Meyer e seus colegas estudaram 55 tubarões-tigre (Galeocerdo cuvier) de 2011 a 2019 em um local de ecoturismo de tubarões na costa noroeste do Taiti. Isso permitiu observações de longo prazo dos tubarões, que frequentemente retornavam à área. O objetivo dessas observações era ter uma noção da frequência com que esses eventos acontecem, do tempo que esses anzóis ficam presos aos tubarões e de quaisquer impactos associados à saúde ou ao comportamento do tubarão.

“A retenção de equipamentos — quando os animais marinhos escapam do equipamento de pesca com partes dele presas em seus corpos — é reconhecida como um problema em potencial há algum tempo, mas algumas questões importantes têm sido muito difíceis de responder”, disse Meyer. “Percebemos que poderíamos responder (…) a essas perguntas usando o conjunto de dados de identificação com foto do tubarão-tigre, onde os tubarões individuais são identificados a partir de características únicas e fotografados em várias ocasiões ao longo de vários anos.”

Os resultados dos oito anos de observações mostraram que 38% dos tubarões-tigres tinham pelo menos um anzol ligado a eles ou apresentavam sinais de um anzol anterior, como cicatrizes. Era muito comum encontrar tubarões presos a vários anzóis, incluindo um tubarão com sete anzóis e outro com seis.

Dois tipos principais de anzóis foram identificados no artigo: aqueles feitos de aço inoxidável e aqueles que corroem rapidamente ao longo do tempo. Nenhum gancho corrosível conseguiu ficar preso a um tubarão por mais de dois anos e meio, mas os ganchos de aço inoxidável duraram mais de sete anos, com alguns “potencialmente retidos durante toda a vida útil do tubarão”, segundo o artigo.

“Após as interações com os artefatos de pesca, os tubarões podem nadar com anzóis presos a seus estômagos, gargantas, bocas ou externamente ao redor das mandíbulas, e também podem estar arrastando a linha desses anzóis”, disse Meyer. “Anzóis internos podem causar sangramento, enquanto externos podem interferir na alimentação. A linha de arrasto pode interferir na alimentação, envolver as barbatanas levando à necrose e interferir na natação.”

Felizmente, os anzóis e a linha de arrasto não parecem afetar a saúde e o crescimento dos 55 tubarões-tigre observados, o que significa que eles ainda podem comer adequadamente, apesar do acessório indesejado. Mas os tubarões-tigre são uma espécie particularmente durável — Meyers se refere a eles como o “tanque Sherman do mundo dos tubarões”.

Mesmo assim, somente um tubarão com um anzol preso por dentro, seja pela garganta ou por órgãos internos, foi documentado, o que poderia significar que os tubarões que sofrem esse tipo de acidente dificilmente sobrevivem. De fato, a taxa de tubarões enganchados internamente pode ser bastante alta, pois é difícil identificar visualmente tais ocorrências.

“Nosso estudo mostra claramente que os anzóis corrosíveis se soltam significativamente mais rápido do que os inoxidáveis”, disse Meyers. “A pesca deve usar anzóis não inoxidáveis ​​para reduzir o impacto em espécies que não são alvo”, disse ele, acrescentando que os anzóis corrosíveis já são obrigatórios na Austrália e em algumas pescarias nos EUA.

É difícil extrapolar esses resultados para outras regiões, pois há diferenças nos anzóis usados e no comportamento dos tubarões, entre outros aspectos. Mesmo assim, ainda que esses resultados não sejam generalizados, eles não são nada animadores, pois “milhões” de anzóis se prendem a tubarões em todo o mundo a cada ano, de acordo com o artigo.

Se levarmos em consideração que existem também equipamentos “fantasma” de pesca, o problema fica ainda pior. E lembre-se: tubarões são assustadores, mas sua presença é necessária em oceanos saudáveis.

Sair da versão mobile