_Brasil

Ao vivo: canais do YouTube transmitem eclipse da Lua em tempo real

O início está previsto para as 4h19 da manhã e terá duração de mais de 3 horas - o mais longo dos últimos 580 anos

Santa Monica, Califórnia

Preparado? Na madrugada desta sexta-feira (19) acontece um dos fenômenos astronômicos queridinhos do público: um eclipse lunar que esconderá 97% do satélite.

O início está previsto para as 4h19 da manhã e terá duração de mais de 3 horas. É o mais longo dos últimos 580 anos. Vários canais do YouTube vão transmitir ao vivo (veja abaixo).

O que é

A Nasa explica que um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham de forma que o satélite passa para a sombra do planeta. 

Em um eclipse lunar total, a Lua inteira entra na parte mais escura do planeta, evento chamado de umbra. Neste eclipse, mais de 90% do disco do nosso satélite natural estará presente na umbra da Terra.

Previsão do tempo

Quase todo o mundo poderá contemplar o acontecimento, inclusive o Brasil. Para aqueles que pretendem acompanhar a olho nu, é importante atentar-se à previsão do tempo.

A triste notícia é que a visualização do fenômeno deve ser prejudicada em algumas regiões do por conta do mau tempo. O céu em alguns estados brasileiros estará encoberto por nuvens e chuva.

Quem transmite ao vivo

Apesar disso, algumas boas pessoas já preparam todos os equipamentos para que nós, meros mortais, não percamos nenhum segundo desse momento raro. Separamos dois deles.

1- O canal no YouTube da plataforma Time and Date é um deles. A transmissão do eclipse será em tempo real e você poderá acompanhar a partir das 3h.

2- O professor Marcos Calil também irá fazer uma live no canal do IPRODESC, instituição que gerencia o planetário de Santo André e o Núcleo de Observação do Céu. O eclipse começará a ser transmitido às 2h30 desta madrugada. 

Agora é só escolher um dos dois e aproveitar o momento. Aproveite!

Sair da versão mobile