_Ciência

Aos 90 anos, Capitão Kirk vive Jornada Nas Estrelas do mundo real e vai ao espaço em nave de Jeff Bezos

Com esse feito, William Shatner se torna o ser humano mais velho a viajar pelo espaço.

Após mais de 50 anos explorando o espaço na série “Jornada nas estrelas”, o Capitão Kirk, interpretado pelo ator William Shatner, viajou ao espaço — de verdade. Ele é o primeiro membro da icônica série a cumprir o roteiro na vida real.

Aos 90 anos, Shatner se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço. A empresa Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos, levou o “Capitão Kirt” e mais três passageiros em um voo de 11 minutos — três deles cumpridos em gravidade zero.

Além de Shatner, estavam à bordo Audrey Powers, a primeira funcionária da Blue Origin a embarcar ao espaço, Chris Boshuizen, fundador da Planet Labs, uma companhia focada na observação da Terra, e o microbiologista Glen de Vries.

O voo com a cápsula Novo Shepard decolou do Texas, nos Estados Unidos, às 11h50 (horário de Brasília) desta quarta-feira.

Ao alcançarem a Linha de Kárman, que marca a fronteira entre a atmosfera terrestre e o espaço a uma altitude de 100 quilômetros em relação à Terra, os passageiros puderam sair de seus assentos e aproveitar a gravidade zero.

Não é possível ter câmeras ao vivo na nave, mas foi possível escutar o que Shatner achou da falta de gravidade: “Isso é diferente de tudo que já vi”. A descida amortizada por paraquedas aconteceu às 12h.

“Eu espero que eu nunca supere isso. Todo o mundo precisa ver e fazer isso”, disse Shatner, ainda muito emocionado com a experiência.

Antes de William Shatner, a pessoa mais velha a viajar para espaço tinha sido a aviadora Wally Funk, de 82 anos. Ela também fez a viagem pela companhia Blue Origin, em sua primeira missão tripulada, em julho deste ano, na qual Jeff Bezos — fundador da empresa, também embarcou.

A decisão da Blue Origin de convidar um dos personagens mais conhecidos da ficção científica para seu segundo voo tripulado não foi à toa. A ideia é manter o entusiasmo em torno da jovem indústria do turismo espacial, que vem ganhado espaço nos últimos tempos.

Já em terra firme, Shatner teve uma conversa rápida com Jeff Bezos sobre o voo, no bate-papo, o Capitão Kirk afirmou “Você me deu a experiência mais profunda. Eu estou tão emocionado. Estou impressionado”, disse ele a Jeff Bezos.

Com esse feito, William Shatner se torna o ser humano mais velho a viajar pelo espaço.

Sair da versão mobile