Esta semana, vimos por aqui um apartamento minúsculo de 8 m² que esconde inúmeros truques para parecer maior. Mas ele não se compara à genialidade deste aqui, onde prateleiras deslizantes realmente permitem ter uma casa inteira em um espaço pequeno.

Esta é a All I Own House, feita para um designer e projetada por quatro jovens arquitetos espanhóis da PKMN Architecture.

Casa All I Own da PKMN Architecture (1)Casa All I Own da PKMN Architecture (1)Casa All I Own da PKMN Architecture (2)

De um lado, fica a cozinha; no outro, fica o banheiro – (felizmente) eles não são móveis. Entre essas extremidades, há três estantes enormes feitas de OSB, um material rígido e resistente composto por lascas de madeira em camadas cruzadas.

As estantes guardam todos os pertences do proprietário: roupas, mobília, livros e mais. Elas também contêm móveis dobráveis – a cama e a mesa de cozinha, por exemplo.

Casa All I Own da PKMN Architecture (2)Casa All I Own da PKMN Architecture (4)

Estas enormes prateleiras ficam penduradas em duas paredes, deslizando em trilhos de nível industrial. Assim como as estantes de uma biblioteca de faculdade, você pode mover cada prateleira ao longo de dois trilhos de metal afixados nas paredes de ambos os lados.

É assim que você cria os quatro ambientes: um quarto, uma área de cozinha, uma sala de leitura, e até mesmo um escritório – o círculo preto na parede é um quadro-negro para reuniões do designer com clientes.

Casa All I Own da PKMN Architecture (3)Casa All I Own da PKMN Architecture (3)

Cada prateleira pode pesar até 800 kg quando cheia, bem no limite do que uma pessoa comum poderia deslizar para lá e para cá todo dia – mas não é nada impossível.

Por que tanto esforço em ocupar ao máximo um espaço pequeno? Os arquitetos explicam que espremer bastante coisa em uma área pequena permite desfrutar de mais espaço. “Cada um de nossos bens tem sua própria história particular, uma memória associada a ele e, da mesma forma em que nós crescemos e mudamos, os nossos pertences pessoais mudam”, eles escrevem. “A maneira em que nós acumulamos e exibimos nossos objetos no espaço acaba por refletir a nossa personalidade.”

Então, de certa forma, esta é também uma forma de controlar a quantidade de coisas que acumulamos – algo que todos nós precisamos aprender. [PKMN Architecture via Dezeen]

Imagens: cortesia da PKMN Architecture