A designer industrial Aldana Ferrer também é arquiteta. E ela decidiu combinar os conhecimentos das duas áreas para criar um conceito de janelas retráteis que melhoram a iluminação e “aumentam” o espaço do apartamento.

O conceito chamado de “Hopper Niche” estende a janela para fora como se fosse um sanfona, mas é forte o suficiente para suportar o peso de uma pessoa sentada ou encostada nela. Não só aumenta a “área útil” do apartamento, mas também aumenta o espaço físico do local. Pode ser uma grande vantagem se você só tem grana para viver em um local pequeno.



janelas2

Outro conceito da arquiteta é o “Casement Niche”. A ideia é parecida, só que em vez de expandir, a janela tem uma espécie de rotatória interna, onde é possível ficar sentado olhando o mundo exterior. É um desenho simples para implementar, porém, ao ficar na posição retrátil, a janela pode ocupar algum espaço interior, o pode não ser um bom negócio se vive em um local pequeno.

janelas3

Há ainda um terceiro conceito que parece ser o mais fácil de ser instalado de todos. Chamado “awning Niche”, ele tem o mesmo esquema de “sanfona” do “Hopper Niche”, mas invertido. Em vez de sentar-se e olhar o céu, o ocupante pode ver apenas para a parte de baixo da janela para ter uma melhor visão.

janelas4

Os conceitos lembram a varanda BloomFrame, que apareceu pela primeira vez há uns seis anos. Mas, considerando que esses designs da arquiteta são menos ambiciosos, espero que a possibilidade deles se tornarem reais sejam maiores.

[Aldana Ferrer Garcia via Core77]