_Post Patrocinado

O admirável mundo de possibilidades das APIs para desenvolvimento web

API. Ou Application Programming Interface. Ou ainda Interface de Programação de Aplicativos, em português. Você já ouviu falar nestes termos? Bom, talvez sim. Mas, o que você pode não saber é a dimensão que essa tecnologia tomou, principalmente no cenário digital, e como ela é uma chave mestra para você aí que quer se tornar […]

API. Ou Application Programming Interface. Ou ainda Interface de Programação de Aplicativos, em português. Você já ouviu falar nestes termos? Bom, talvez sim. Mas, o que você pode não saber é a dimensão que essa tecnologia tomou, principalmente no cenário digital, e como ela é uma chave mestra para você aí que quer se tornar um desenvolvedor web.  

De forma geral, as APIs correspondem a um conjunto de instruções e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços. De um jeito mais simples, elas são grandes responsáveis pela conexão e interação entre softwares, plataformas e ferramentas para que tudo funcione em conjunto.

Pense nelas como “pontes” que conectam aplicações e que realizam a comunicação entre essas aplicações para compartilhar suas ações, ferramentas, padrões e protocolos. Além disso, as APIs proporcionam a integração entre sistemas que possuem linguagens totalmente distintas de maneira ágil e segura; conectam tecnologias heterogêneas, como diferentes bancos de dados, por exemplo; e fazem com que funcionalidades e ferramentas específicas de determinados aplicativos sejam utilizadas em outros, sem que isso cause qualquer dificuldade.

Para facilitar, vamos aos exemplos. Quando você se cadastrou na Uber (e em outras centenas de aplicativos), você tinha a opção de preencher todos os dados ou clicar no botão referente ao login com o Facebook. Isso é feito através de uma API. Também quando você entra em um site de hotel e nele há o mapa do Google que mostra a melhor maneira de chegar ao local: essa integração de sistema com o Google Maps é uma API. Ou quando você efetua uma compra online, o site usa uma API para enviar a sua informação de cartão de crédito a um aplicativo remoto que verifica se os dados procedem. Assim que o pagamento é confirmado, é enviada uma resposta ao site liberando a compra. São milhares de situações. E sim, por incrível que pareça, as API’s estão mais presentes do que você imagina no nosso dia a dia. É exatamente por isso que elas são tão importantes no mundo de desenvolvimento web e, por isso, que fazem parte do currículo do curso de Desenvolvimento Web da Ironhack.

É, de fato, um universo de possibilidades. Afinal, por conectar softwares, as APIs têm papel essencial na criação de aplicativos. Na realidade, os apps que conhecemos hoje só são possíveis a partir da ligação entre sistemas e ferramentas que as APIs proporcionam.

Já dentro dos negócios e das empresas, a inserção das APIs nos sites e aplicativos de diversos nichos de mercado faz com que seja mais fácil coletar e armazenar informações e dados unindo diversas ferramentas de análise de forma  prática e funcional, sempre mantendo a segurança e a estabilidade na execução.

Mas, e aí, você quer se tornar um desenvolvedor web e fazer uso das APIs e de tantas outras tecnologias? Então, agora é a hora de mergulhar nos estudos. A Ironhack, escola de programação global que chegou a São Paulo em 2018, possui um bootcamp de programação pra lá de completo. As aulas, em horário noturno ou em tempo integral, são voltadas para o que as empresas realmente precisam e ensinam as tecnologias, frameworks, linguagens e habilidades de ponta. Tudo isso por meio de uma metodologia de ensino eficaz para a sua melhor aprendizagem. Tá pronto? É hora de saber mais. Confira!

Sair da versão mobile