Escrever notas curtas no Windows pode não ser algo lá muito simples: claro, você tem a opção de usar o Bloco de Notas e espalhar diversos arquivos .txt pelo seu computador, ou usar soluções como o SimpleNote, que é multiplataforma e tem sincronização com a nuvem. Ele é uma boa opção, mas não chega perto da simplicidade e velocidade do Notation, criado por Alison Robson em parceria com nosso colega Rodrigo Ghedin.

O Notation surgiu a partir de um post feito por Ghedin em seu blog há dois anos. Nele, Ghedin idealizou o app ideal de notas para Windows, algo como o Notational Velocity, de OS X, mas sem ser exclusivo para quem usa Mac. O analista de sistemas Alison Robson se propôs a desenvolver o software, e ele foi lançado hoje. É rápido, leve e gratuito, com uma interface bem simples e atalhos de teclado para facilitar a utilização.

Com o aplicativo aberto, digite a WinKey + N para colocá-lo em primeiro plano. Use a busca com Ctrl+Shift+F e procure alguma anotação específica que está perdida no meio de tudo o que você guardou por lá. E tudo fica sincronizado com o SimpleNote – suas anotações ficam disponíveis em iOS, Android, Mac e web.

O Notation pode ser baixado por aqui e é gratuito. Ele roda em Windows Vista ou superior e exige CPU de 1GHz e 512MB de RAM. Você pode ler mais sobre o seu desenvolvimento no Manual do Usuário, ou ler o conceito criado por Ghedin há dois anos em seu blog pessoal. [Manual do Usuário]