É bem incomum ficar impressionado com um despertador – sendo ele usado para te acordar ou não. Mas o aplicativo Radio Alarm, da EnSight, ajuda a adicionar alguns prazeres à agonia de acordar cedo.

O aplicativo oferece opções e customizações que vão muito além do alarme nativo do iPhone, permitindo o controle de volume, duração do snooze, e colocar um fade-in para um despertar menos assustado. Você também pode escolher uma variedade de sons de alarme, desde o clássico “galo cantando” para o “grito”, que provavelmente só os mais malucos usarão. E se você quiser ganhar mais alguns momentos preciosos de sono, é possível colocar o aplicativo para repetir o alarme após o celular ser chacoalhado. Se você precisar de ajuda para dormir depois de acordar com os efeitos sonoros que envolvem gritos, o aplicativo tem até um modo de ajuda para dormir, com o comum e genérico som de gaivotas e riachos para mais conforto.

Mas o grande ponto do Radio Alarm é, claro, seu rádio. O aplicativo tem suporte completo às quase 41.000 estações do Shoutcast, e vem com algumas boas seleções já embutidas. A interface foi desenhada para imitar um rádio antigo, com bastante atenção aos detalhes nos vários botões e cliques – há até um autêntico som de efeito estático quando o aplicativo se conecta a uma rádio, como se você realmente estivesse tentando pescar uma rádio FM real. Se rádio não é a sua área, o aplicativo também pode te acordar com suas músicas.

O Radio Alarm tem suporte ao multitarefa do iOS4, mas é uma vergonha que a bela interface não tenha sido atualizada para usar as vantagens da tela do iPhone 4. O visor do relógio poderia ser um pouco maior também. Mas o Radio Alarm é tão completo quanto um aplicativo com uma só função deve ser, e oferece opções interessantes sem ficar lotado de besteiras. Custa U$ 1,99, na App Store. [Radio Alarm]