_Saúde

6 aplicativos para cuidar da saúde mental e física durante a quarentena

Estamos vivendo tempos difíceis. A pandemia de COVID-19 trouxe consigo a recomendação de quarentena para retardar a disseminação do novo coronavírus. Ficar muito tempo em casa, longe de amigos, colegas e familiares, e receber a todo minuto novas informações sobre a doença pode ser exaustivo. Por isso, além de se proteger da doença, é recomendável […]

Foto: Tim Goedhart/Unsplash

Estamos vivendo tempos difíceis. A pandemia de COVID-19 trouxe consigo a recomendação de quarentena para retardar a disseminação do novo coronavírus.

Ficar muito tempo em casa, longe de amigos, colegas e familiares, e receber a todo minuto novas informações sobre a doença pode ser exaustivo. Por isso, além de se proteger da doença, é recomendável que você cuide também da sua saúde mental e física para saber lidar com o sofrimento deste período.

Para ajudar, reunimos aqui alguns apps e canais de YouTube com exercícios de meditação, yoga e atividades físicas para você proteger seu corpo e sua mente durante a quarentena.

Headspace

A meditação pode ser uma grande aliada nestes momentos turbulentos. Ela ajuda que você se concentre no que está acontecendo no momento e no que está ao seu alcance, sem se perder no mar de informação ou nas possibilidades e cenários que nossa cabeça cria.

Durante a quarentena, o Headspace disponibilizou um programa chamado “Weathering the Storm” (ou “Enfrentando a tempestade”, em português), que inclui meditações, exercícios de sono e movimentos para fazer em casa.

Headspace: Android / iOS / site

Calm

Outro app bastante conhecido é para meditação é o Calm. Ele disponibilizou uma página com exercícios de meditação, trilhas sonoras para dormir e outros conteúdos do tipo.

Calm: Android / iOS / site

Down Dog

Uma boa recomendação para cuidar da mente é praticar atividades físicas, e a yoga é uma ótima sugestão de exercício para se praticar dentro de casa. O app Down Dog, um dos mais famosos de yoga, está gratuito até o dia 1º de maio. A desenvolvedora também disponibilizou outros apps sem custo durante este período, incluindo o de yoga para iniciantes, o de barre (atividade física inspirada em balé) e o de treinos de 7 minutos — veja o site.

Down Dog para iniciantes: Android / iOS / site

Yoga with Adriene

Outra boa recomendação para quem se interessa por yoga não é um app, mas sim um canal de YouTube: Yoga with Adriene. Feito pela instrutora Adriene Mishler, de Austin (EUA), ele tem diversos vídeos grátis, a maioria deles com duração entre 10 e 25 minutos, e já conta com mais de 6 milhões de inscritos.

Yoga with Adriene: YouTube

Freeletics

Se você prefere atividades físicas mais convencionais, uma boa opção é o Freeletics. Ele funciona como um coach virtual, que cria um programa de treinos específico para o seu condicionamento físico. O app tem conteúdo grátis e está com desconto temporariamente por causa da pandemia.

Freeletics: Android / iOS

Nike Training Club

Outro app com atividades físicas para se fazer em casa é o Nike Training Club. Ele tem muito conteúdo, diversos treinos para vários fins (como mobilidade, força e resistência) e é gratuito. A Nike também criou uma página com conteúdos para quem está confinado neste momento.

Nike Training: Android / iOS

Sair da versão mobile