A Sony apresentou o design de seu headset de realidade virtual, o Playstation VR2. Após uma espera de praticamente um ano, a empresa finalmente revelou o visual do sucessor do PSVR, anunciado em fevereiro de 2021.

Em termos gerais, o dispositivo não é tão diferente de seu antecessor, mas traz algumas mudanças, como controle para ajuste de lente, novo sistema de ventilação e também uma redução no peso. O VR 2 tem as mesmas cores do console Playstation 5, e, segundo a Sony, um dispositivo foi feito pensando no outro, então a escolha das cores não é nada aleatória.

Para conectar o headset de realidade virtual ao PS5 é necessário apenas ter um cabo tipo USB-C. Além disso, o headset tem feedback tátil, rastreamento ocular, tela HDR 4K, taxas de atualização que varia entre 90Hz e 120Hz, renderização foveated e campo de visão de 110º.

Pode se dizer que o PSVR foi um dos dispositivos pioneiros que deram início a onda de realidade virtual, ao lado de outros como o Oculus Rift, que teve sua fabricante comprada pelo Facebook quando começou a ter sucesso no mercado. Fato é que após seu lançamento, outras empresas também lançaram suas versões de headsets de realidade virtual, apresentando dispositivos melhores e com mais recursos. Os fãs da Sony tiveram que esperar muito tempo para, enfim, ter uma atualização.

Além disso, recentemente tivemos o anúncio de Horizon Call of the Mountain, jogo desenvolvido especialmente para o Playstation VR2. De acordo com informações a ideia é criar uma experiência imersiva para que os jogadores possam conhecer mais a fundo o universo da franquia Horizon.

Ainda não foram divulgadas informações sobre os valores, data de lançamento, ou se o dispositivo será comercializado no mercado brasileiro, mas depois do anúncio oficial do produto, novos detalhes devem ser publicados em breve.