_Curiosidades

Após morte de diretora, novas denúncias surgem no set de Rust

Funcionários que trabalharam com um assistente de direção do longa relataram imprudência no trato com armas.

Gravações Rust KOAT 7 News vía AP

Set de gravações de Rust. Imagem: KOAT 7 News vía AP

Depois da tragédia envolvendo a morte de Halyna Hutchins no set de filmagens de Rust, começaram a surgir nos bastidores denúncias sobre falta de estrutura e outras queixas envolvendo a produção.

Além do caso com a armeira, outros funcionários alegam insegurança no trabalho relacionado a Dave Halls, diretor assistente de Rust. À CNN, pessoas que trabalharam com ele em projetos anteriores afirmam que Halls não respeitava os protocolos de segurança relativos ao uso de armas de fogo e equipamentos pirotécnicos.

Ele foi identificado como o homem que entregou uma arma de fogo ao ator Alec Baldwin antes de disparar e matar acidentalmente a diretora de fotografia.

Uma das fontes afirma que ele negligenciava a realização de reuniões de segurança e falhava em comunicar a presença de armas de fogo no set para o elenco, conforme manda o protocolo. Além disso, já dispensou o elenco tendo os objetos ainda em mãos, incluindo armas, sem que fossem devolvidos à produção.

Armeira inexperiente

Hannah Gutierrez-Reed, de 24 anos, era a armeira responsável por armazenar e gerenciar o armamento usado em Rust. Ela é filha de Thell Reed, veterano da área, que já trabalhou em grandes projetos como Os Indomáveis, Django Libertado, Sr e Sra Smith e Era Uma Vez Em… Hollywood.

Ao podcast Voices of the West, Hannah afirmou que aprendeu bastante com seu pai, apesar da insegurança que sentia quando começou. “Eu meio que descobri por mim mesma… apenas observando ele [Thell Reed] fazendo as coisas, ou entendendo como as armas de fogo funcionam. Acho que carregar balas em armas foi a coisa mais assustadora para mim, porque eu estava tipo, ‘eu não sei nada sobre isso’ ”.

Antes de Rust, Gutierrez-Reed foi armeira-chefe em The Old Way, filme de faroeste estrelado por Nicolas Cage que ainda vai ser lançado. Foi seu primeiro trabalho no cargo. “Eu estava muito nervosa com isso no início. Quase não aceitei o trabalho porque não tinha certeza se estava pronta. Mas, quando fiz, foi muito bem”.

Entretanto, fontes disseram que ela parecia inexperiente e pouco madura para o cargo durante as gravações do longa anterior. “Ela foi um pouco descuidada com as armas, agitando-as de vez em quando. Houve algumas vezes em que ela estava carregando as balas [da arma] e fazendo isso de uma forma que achávamos não ser segura”, disse uma fonte ao The Daily Beast. Um dos episódios mais preocupantes, que obrigou a equipe a intervir, foi quando Hannah carregou uma arma no chão, com pedrinhas, e entregou para Ryan Kiera Armstrong, atriz infantil de 11 anos. “Ela estava recarregando a arma no chão, onde havia seixos e outras coisas. Não a vimos verificar, não sabíamos se algo entrou no cano ou não”.

Sobre o acidente

O caso aconteceu em 21 de outubro, em Santa Fé, capital do Novo México, nos Estados Unidos. Durante as filmagens de Rust, o ator Alec Baldwin deu um disparo acidental, que causou a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins.

Ela chegou a ser levada de helicóptero, mas acabou não resistindo aos ferimentos. Além dela, o diretor Joel Souza, que estava próximo, também se feriu, mas, felizmente, recebeu alta.

Anatoly Androsovych, pai de Halyna, reforçou acreditar que a tragédia não tenha sido culpa do ator. “Eu não responsabilizo Alec Baldwin — é responsabilidade do pessoal de apoio que manuseia as armas” disse ao The Sun.

As gravações foram suspensas e as investigações ainda estão em andamento.

Sair da versão mobile