_Android

App de papel de parede que coleta dados do usuário retorna ao Android Market

Depois que a empresa de segurança Lookout revelou que os dados de um milhão de pessoas estavam em risco depois que elas baixaram apps de papel de parede no Android, o Google fez sua própria investigação e concluiu que o Jackeey Wallpaper não estava causando danos aos usuários.

Depois que a empresa de segurança Lookout revelou que os dados de um milhão de pessoas estavam em risco depois que elas baixaram apps de papel de parede no Android, o Google fez sua própria investigação e concluiu que o Jackeey Wallpaper não estava causando danos aos usuários.

Os apps voltaram ao Android Market, apesar de acessar seu número de telefone, informações de assinante e número do correio de voz e os enviando a um servidor na China.

No entanto, depois de analisar a situação, o Google descobriu que a informação estava sendo acessada apenas para ajustar melhor as preferências e para ajudar o Jackeey Wallpaper a identificar os usuários e recomendar outros apps. Mesmo assim, o Google recomendou que o desenvolvedor encontre outra forma de fazer isto – uma forma mais segura – apesar de ser possível coletar informações de usuário dada a forma como o sistema de downloads do Android funciona. No fim, todo usuário é alertado, antes da instalação, de que o app pode coletar informações, então cabe a você ser cuidadoso e não tocar cegamente em OK quando baixar apps pelo Market.

Apesar disto tudo, mantenho a recomendação: não baixe apps de papel de parede. Baixe-os na internet, ou crie os seus! [PC World]

Sair da versão mobile