Contre Jour é um daqueles jogos que não pode ser descrito simplesmente como “belo” ou “divertido”, ele é um trazedor de sorrisos. Ele é tão bem executado que mesmo nas fases mais difíceis, não dá vontade de jogar a sua iCoisa na parede, porque você vai estar fascinado demais pela música e pelos gráficos simples e cativantes.

Contre Jour significa “contraluz (do sol)” em francês, e esse é o termo perfeito para descrever o visual aqui. Praticamente tudo no jogo parece estar em contraluz, os cenários, o plano de fundo, o protagonista. Isso ajuda a esconder um pouco as armadilhas mortais, ao mesmo tempo que torna ainda mais bonito o contraste com os pequenos pontos de luz que são o objetivo de cada fase.

http://www.youtube.com/watch?v=BAF3BrLssT0

Nesse cenário perigoso e intrigante você controlará Petit – uma referencia ao livro de Antoine De Saint-Exupéry, Le Petit Prince –, um protagonista que mesmo sendo o mais minimalista dentre todos os protagonistas mudos, consegue ser expressivo. Ele parece ficar irritado quando jogado de um lado para o outro ou entediado e sonolento quando o jogador fica muito tempo sem executar nenhuma ação.

O visual clean e monocromático tem um pouco de Limbo e World of Goo, já a jogabilidade pega emprestado alguns elementos de Bumpy Road, Cut the rope e Angry Birds – esses dois últimos são da mesma produtora de Contre Jour, a Chilingo. Já a trilha sonora de piano parece pertencer ao filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, e isso é ótimo. Ou seja: deforme a terra para seu bichinho andar e use cordas e elásticos para desviar dos perigos. Tal qual Angry Birds, cada fase pode ganhar uma a 3 estrelas.

Ele é um game relaxante jogar, mas que não chega a ser bobo demais, pois traz desafio para quem quiser coletar todos os pontos de luz das fases mais avançadas, e absolutamente adorável, sem apelar para fofura excessiva.

O único defeito é provavelmente o tamanho: apenas 60 fases até o momento. A qualidade do app em relação ao preço baixo realmente compensa, mas quem ficou cativado por esse game fica levemente desapontado que ele seja tão petit.

Contre Jour – iPhone e iPod U$0.99
Contre Jour HD – Universal para iOS U$2.99