_Aplicativos

[App do Dia] Final Fantasy Tactics: The War of the Lions

Depois de muita espera, Final Fantasy Tactics finalmente chegou para iPhone. Se por acaso você não tem a versão de PSP e curte RPG Tático, está na hora de abrir a carteira e comprar o remake do clássico de PSone. O jogo Final Fantasy Tactics: The War of the Lions é um RPG com uma […]

Depois de muita espera, Final Fantasy Tactics finalmente chegou para iPhone. Se por acaso você não tem a versão de PSP e curte RPG Tático, está na hora de abrir a carteira e comprar o remake do clássico de PSone.

O jogo

Final Fantasy Tactics: The War of the Lions é um RPG com uma história densa com intrigas, traições, manipulações, e morte, para quem realmente gosta de se envolver na trama e uma jogabilidade complexa para quem gosta da parte de estratégia. O original de PSone é frequentemente citado como um dos melhores do gênero, e esse remake para iOS (um port do remake do PSP) chega para reafirmar isso e também para conquistar fãs da nova geração.

Você tem um grupo de personagens para escolher e montar um time para cada batalha. Existem jobs diferentes (alguns novos, em relação ao original de PSone) e você se movimenta por turnos em um mapa com uma espécie de grid. Seus personagens podem subir de nível, mudar equipamentos, ganhar novas habilidades e mudar de job.

Se você não viu o remake para PSP, vai babar com as cutscenes em cel-shading com textura com um efeito meio rabiscado, que lembra um pouco lápis de cor. Uma adição muitíssimo bem-vinda, que deu vida aos desenhos de Akihiko Yoshida. A dublagem das cutscenes também impressiona pela qualidade.

http://www.youtube.com/watch?v=btHkXlA8__I

As diferenças da versão iOS e PSP

Na versão iPhone o tempo de loading é menor e existe auto-save – então não precisa xingar algum amigo que te ligar no meio do jogo –, porém não existe modo multiplayer como na versão para PSP. Os slowdowns da versão iOS também diminuíram em relação à versão de PSP – mas o teste foi feito em um iPhone 4, e isso pode não ser tão verdade caso você esteja usando um iPhone 3GS/3G ou iPod. A Square também prometeu incluir futuramente a função de fast foward em cenas de batalha na versão para iOS.

 

Porém…

É divertido controlar pela tela de toque e tudo é bem intuitivo, porém a pequena tela do iPhone não é exatamente o ideal para esse tipo de jogo, e algumas vezes é preciso refazer a ação por ter clicado no quadrado errado na tela já que é tudo meio apertado. Isso provavelmente não será problema na versão de iPad.

Apesar disso, é bom destacar que esse app não é universal. Então se você tem um iPad, é melhor esperar mais um ou dois meses para liberarem a versão tablet, do que gastar mais de 30 dólares pra comprar duas vezes o mesmo jogo. A tela maior certamente vai facilitar na movimentação, além de provavelmente ser melhor para apreciar as cutscenes, e alguns elementos – como os portraits – foram refeitos em alta resolução para se adequar a tela.

Em suma

Se você é fã de Tactics, esse jogo provavelmente ainda vale o investimento, tanto pelo saudosismo quanto pelas horas de diversão que ele irá proporcionar, mesmo tendo um preço meio elevado em relação à outros jogos da App Store (ou melhor dizendo: mesmo tendo o preço-padrão-por-ser-um-jogo-da-Square).

Final Fantasy Tactics: The War of the Lions [App Store – U$15.99]

*Tutorial: Comprando apps na App Store americana.

Sair da versão mobile