_Aplicativos

[App do dia] Iris para Android: é como o Siri, mas para Android

Você tem um Android? Está com inveja do Siri? Provavelmente não. Mas se estiver, há um novo app chamado Iris (Siri ao contrário, heh) que meio que emula mais ou menos o que o Siri faz. Você toca em um microfone, você fala e o Iris responde. O que ele faz? O Android tem uma […]

Você tem um Android? Está com inveja do Siri? Provavelmente não. Mas se estiver, há um novo app chamado Iris (Siri ao contrário, heh) que meio que emula mais ou menos o que o Siri faz. Você toca em um microfone, você fala e o Iris responde.

O que ele faz?

O Android tem uma ênfase em comandos de voz faz tempo, mas nunca em forma de conversa natural como no Siri do iPhone 4S. O Iris, feito em apenas 8 horas pelo desenvolvedor Narayan Babu e sua equipe da Dexetra, tem foco mais voltado para conversa que o controle de voz padrão do Android. Ele entende perguntas que você faz por voz e então lhe dá a resposta. Ele não é sempre preciso (o Siri também não é), mas está apenas em versão alpha e tem um bom senso de humor em relação a si mesmo. Você pode ter uma conversa com o Iris ou perguntar a ele sobre ciência, história, cultura e mais. O Iris parece não ter nenhuma habilidade matemática, mas ela é rápida em sacar respostas da Wikipédia – é tudo o que eu quero.

Por que gostamos dele?

O app não chega a ser tão útil e integrado como o Siri, e também é mais lento que o Siri, mas é prova de que a comunidade de desenvolvedores para Android é incrível. Este é mais ou menos o motivo pelo qual eu amo o Iris: a comunidade Android consegue se inspirar em uma ideia e transformá-la rapidamente em um app usável. O Iris entende bem o que eu falo, o que é bom! Mas ele não faz um trabalho tão competente na hora de transformar minha pergunta em uma resposta relevante. Quando eu perguntei quanto é 5+5, ele respondeu “uma música de Kit Clayton e Safety Scissors”. E é mesmo, só que eu não queria mesmo saber disso. Perguntas mais simples e não-matemáticas funcionam decentemente bem, mas não espere que ele responda perguntas mais difíceis. No entanto, de vez em quando o app mostra seu potencial. Para um app gratuito em alpha, não dá pra exigir muito mais.

(Como alternativas ao Iris, você encontra no Android Market o Vlingo, o Speaktoit e o Edwin, todos gratuitos.)

> Iris, gratuito [Android Market]

Sair da versão mobile