Cuidar do seu dinheiro é importante, mas, assim como aplicativos de listas de tarefas, na hora de baixar algo que te ajude com isso parece haver um milhão de opções diferentes, que quase nunca acertam em cheio as nossas necessidades. Mesmo assim eu recomendo o MoneyBook para iPhone, pelo menos para aqueles que uma vez por mês são acometidos daquele terrível pensamento: “Onde diabos foi parar o meu dinheiro?”

O que é?

Um aplicativo de controle de gastos no seu iPhone. O funcionamento é bem simples: basta cadastrar cada dinheiro que você deixar pela rua, inserindo o valor e categoria (mercado, saídas, refeições fora de casa, eletrônicos etc). Fazendo isso por 30 dias, você sente o resultado ao ver os gráficos de barra gerados pelo app. No meu caso, eu fiquei impressionado ao ter uma demonstração clara e visual do quanto dinheiro eu estava gastando ao comer fora em comparação com o que eu gastava comprando comida no mercado, e no mês seguinte já corri atrás (e consegui!) de diminuir essa diferença.



Pra quem é?

Para quem quer ter maior controle sobre os seus gastos. Depois de saber exatamente quanto dinheiro você está gastando em cada coisa, fica bem fácil cortar gastos.

Também é importante ressaltar que o funcionamento do app é – e nem teria como não ser – bastante manual. Você precisa sempre lembrar de cadastrar todos os seus gastos assim que os fizer, ou pelo menos guardar as notinhas no bolso para cadastrar em casa (exceto os gastos recorrentes, como aluguel ou assinaturas diversas, que podem ser pré-agendados pra os meses seguintes). Se você não tiver disciplina para fazer isso, o app não é para você.

Por que é melhor que os similares?

Sua interface é muito simples e rápida (especialmente na hora de cadastrar um gasto novo), conseguindo mesmo assim exibir todas as informações necessárias para o controle de gastos a que ele se propõe. Se você precisar de mais categorias além das padrão (digamos que você gaste muito com, sei lá, bichos de pelúcia), é possível criar categorias novas com ícones à sua escolha. A exibição dos gráficos de barras é especialmente útil para acompanhar suas economias mês a mês. Há também um site onde você pode revisar todos os seus gastos já registrados, com mais gráficos e opção para exportar os dados em formato CSV.

Como poderia ser melhor?

Para o que se propõe, só se houvesse algum jeito de você não precisar digitar manualmente os seus gastos. Alguma forma de reconhecimento de nota fiscal, ou algo assim. Em outras palavras: não tem muito o que melhorar, não.

Você pode baixar o MoneyBook aqui, por US$ 3.