_Aplicativos

[App do Dia] Order & Chaos para iOS e Android

A Gameloft é bem conhecida por fazer jogos para celulares pesadamente inspirados em franquias famosas. De GTA a Starcraft, tudo já passou pelo tratamento gameloftiano. Faltava um RPG online nos moldes de World of Warcraft. Não mais: o MMORPG 3D Order & Chaos, lançado há 2 meses para iOS, chegou hoje para Android. Tem elfos, orcs, […]

A Gameloft é bem conhecida por fazer jogos para celulares pesadamente inspirados em franquias famosas. De GTA a Starcraft, tudo já passou pelo tratamento gameloftiano. Faltava um RPG online nos moldes de World of Warcraft. Não mais: o MMORPG 3D Order & Chaos, lançado há 2 meses para iOS, chegou hoje para Android. Tem elfos, orcs, humanos, centenas de monstros. E eu estou levemente viciado nele.

O que é?

Pegue World of Warcraft, aplique mais cores, deixe tudo mais blocado e simplificado como um jogo de PC de 2003 e você tem Order & Chaos. Tudo que um bom RPG online precisa está ali: algo perto de 1.000 habilidades diferentes, uma quantidade bem razoável de monstros e lugares para explorar num mundo em 3D, personagens que chegam ao 60º nível (como World of Warcraft!), profissões e guildas. A interface é bem funcional: direcional virtual de um lado, movimentação de câmera em qualquer outro lugar, clique em um inimigo/objeto/NPG para interagir e 3 botões com atalhos para habilidades específicas como magias ou ataque com tal tipo de arma. A verdade é que ele fica muito, muito melhor com mais espaço para todos os elementos (no iPad, especificamente), mas é mais que jogável em outros aparelhos. Testei apenas no iPhone 4 e iPad 2, e ele se mantém com pelo menos 30 FPS constante (quem comprar no Android dê a sua impressão).

http://www.youtube.com/watch?v=ql-iu98XGds

Ao que parece e pelo que tenho visto de pessoas jogando, as classes são bem balanceadas. Você pode escolher um personagem fortão que vai na linha de frente, um arqueiro elfo covarde que fica atirando e fugindo (tipo eu), ou um mago com avatar bem assustador. Além do sistema clássico de classes e raças, há bastante especialização, garantindo a rejogabilidade.  Os primeiros 10 níveis podem ser meio repetitivos, com missões bobas (variações de “leve isso àquele velho na floresta” ou “mate 4 coelhos indefesos”), mas a partir daí a coisa melhora bastante. Logo você se verá sendo obrigado a montar um time para conseguir matar aquele chefão de uma horda de bandidos. Sim, estou falando em um raid em uma tela de 4 polegadas que dura 15 minutos, algo que parece bom demais para ser verdade.

O ritmo de evolução do personagem é bem consistente, e em pouco tempo você vai achar normal ficar “mais meia horinha” para arrancar 30 peles de lobos para fazer a sua próxima capa. Eu pelo menos achei, não me julgue.

 

Para quem é?

Para quem tem algum interesse em RPG, mesmo não tendo jogado algum RPG massivo online, ou alguém que já se viciou em algum e quer doses rápidas. Mesmo para os que não gostam do gênero mas se interessam por jogos com bastante interação social. Acima de tudo, pessoas que andam com o carregador do celular/tablet próximo (ele come um bocado).

 

Por que é melhor que os similares?

O rei dos MMORPGs para Android (e iOS até pouco tempo atrás) era Pocket Legends, que é um jogo bacaninha até, com carisma, mas não se compara em termos de profundidade. Em Order & Chaos há um mundo bastante vasto (e em 3D), com uma “árvore de habilidades” bem extensa, o que possibilita fazer personagens bastante diferentes mesmo dentro de uma mesma classe. A parte social é melhor implementada: rapidamente você se verá entrando em times criados para completar alguma missão, ou em uma guilda de assassinos.

 

Como poderia ser melhor?

A possibilidade de jogar em 3G (mesmo que com alguma limitação) e mais diversidade de monstros, para começar. Já encontrei umas 10 variedades do mesmo lobo, com cores e nomes diferentes (e mais HP). As animações poderiam ser melhor ajustadas – às vezes você solta uma magia e o monstro sofre os efeitos e morre antes de a sua fireball chegar no inimigo de fato. E a parte de carreiras melhor resolvida. A habilidade de jogar entre plataformas (iOS e Android) já foi prometida pela Gameloft e deve chegar em uma próxima atualização. E por último, mas não menos importante, alguma solução de redesign de controles: o jogo parece ter sido pensado para iPad, e funciona perfeitamente em uma tela grande, já que você precisa ver o cenário, apertar no monstro e habilidade certa, ver como está o seu personagem (HP, MP e efeitos), controlar a janelinha de comandos do time, chat e o direcional, além de tudo isso. A versão para smartphone é igual – mas muitas vezes seus dedos vão ficar na frente da ação.

 

Onde e quanto

iOS: para iPhone e iPad, na loja americana (saiba como comprar lá): US$ 6,99 + 3 meses grátis. [iTunes]
Android: Android 2.2 ou superior. Entre os lançados no Brasil: Galaxy S, Galaxy Tab, Sony Ericsson Arc, Sony Ericsson Neo (lista completa de compatibilidade no Market): R$ 11,18 + 3 meses grátis. [Android Market]

Nota: Os screenshots usados aqui são todos da versão para Android.

Sair da versão mobile