Scribblenauts é um jogo que foi inicialmente lançado para DS, cujo objetivo é completar fases evocando objetos inanimados ou seres vivos e atribuindo característica a eles por meio de adjetivos, e há alguns dias está disponível para iOS. A premissa pode parecer boba, com cara de “jogo para crianças”, mas acredite, Scribblenauts pode ser bem mais divertido e engenhoso. Por quê? Porque ao mesmo tempo em que é simples, ele te faz procurar soluções criativas. O verdadeiro desafio é criar coisas diferentes e mandar a realidade para as colinas.

Para ajudar a entender melhor: na primeira fase você pode chegar ao topo de uma árvore e alcançar uma estrela com uma escada. Mas isso seria chato. Que tal então voar em um Pégaso listrado, ou derrubar a árvore com uma motosserra gigantesca, ou por fogo em tudo com um lança-chamas, ou…acho que você já entendeu a ideia.

http://www.youtube.com/watch?v=uvkWsG0gtsA

O dicionário do jogo é bastante completo, só não inclui nomes próprios e, obviamente, palavrões ou itens, digamos, adultos. As fases são bastante variadas e te forçam a pensar fora da caixa.

As coisas que podem ser evocadas incluem até memes, como o keyboard cat, longcat, tacgnol, Rickroll, over nine thousand, ou alguns itens bizarros como o Large Hardron Collider ou o Cthulhu. Eles podem até ser levemente inúteis na maioria das fases, mas é divertido testar para ver ficaram no game.

Porém, provavelmente para evitar aumentar muito o tamanho do app, não há mais opção de escolher o idioma. Em Super Scribblenauts para DS havia a opção de escolher entre 11 idiomas, inclusive o nosso português tupiniquim, já no iOS, a única opção é o inglês. Isso não parece nenhuma novidade porque a grande maioria dos jogos para smartphone não tem essa opção, mas para quem jogou a versão do DS em português, isso pode ser um tanto desapontador.

Outro ponto que decepciona um pouco é o fato do app ser tão curtinho. A sensação é a mesma de quando você chega em uma doceria, pede uma fatia da torta mais bonita da vitrine, dá algumas mordidas aproveitando aquela delícia e quando percebe, já acabou. Algo meio “Só 50 fases? Eu ainda tenho fome de puzzles!”

O remix é um app universal e fica belíssimo tanto na tela do iPhone e  quanto do iPad. As cores são mais vibrantes e a animação é ligeiramente melhor do que no portátil da Nintendo. E no fim das contas, ele é um ótimo passatempo e uma maneira divertida de treinar seu vocabulário em inglês.

Scribblenauts Remix (Universal iOS) – U$4,99