O mais popular jogo de cartas colecionável de todos os tempos, Magic: the Gathering, demorou demais para chegar ao iOS. Aproveitando o vácuo,  Shadow Era aparece e faz você se sentir como se estivesse de volta à escola, jogando contra seus amigos no intervalo.

O que é?

Shadow Era, um jogo grátis para iPad e iPhone. É essencialmente Magic: the Gathering para iOS. Você começa com um único herói e um deck de 30 cartas que usa para desafiar o computador ou oponentes humanos online (não usando o mesmo iPad).  Você pode comprar novas cartas usando ouro do jogo ou dinheiro de verdade, sendo que usando dinheiro de verdade é uma maneira muito mais rápida para avançar e customizar sua experiência. Com um dólar você pode comprar 15 cartas, que incluem 1 herói, 1 rara/épica, 3 incomuns e 10 comuns.

Os princípios básicos são os mesmos de outros jogos de cartas colecionáveis que você já jogou: Baixe criaturas no tabuleiro, use-as para atacar e destruir o herói da outra pessoa e você vence. Misture magias e outros talentos e você terá uma boa variedade de ações.

Para quem é?

Qualquer um que já tenha jogado Magic, ou que goste de card games. É especialmente bom para pessoas que não se dão muito bem em jogos de ação e que exigem reflexos rápidos, porque você não precisa ter uma reação imediata (tudo é baseado em turnos).

Porque é melhor que os similares?

Até onde eu sei, não existem outros apps CCG/TCG tão polidos quanto esse para o iOS. Magic poderia ter sido o primeiro, usando sua enorme biblioteca de cartas e artes já produzidas para dominar a categoria, mas historicamente eles têm sido bastante reticentes em portar a experiência com cartas da vida real para o mundo virtual.

Como poderia ser ainda melhor?

Está faltando um grande recurso no Shadow Era para desafiar seus amigos diretamente. Nesse momento, é possível apenas jogar contra o computador, ou começar uma partida aleatória e torcer para que seu amigo encontre seu jogo antes que algum idiota o faça. Isso precisa ser corrigido imediatamente.

Como as cartas são baseadas em diferentes classes e alinhamentos, você provavelmente se verá tentando montar um deck mas não tendo muitas escolhas além do que você já tem em seu pack inicial. Expansões solucionarão isso em algum momento, e tenha certeza que seus oponentes não estão usando as mesmas estratégias que todo mundo que você já viu.

Funções futuras como ser capaz de jogar com seus amigos de maneira assíncrona ou jogar contra a IA usando os decks de seus amigos seria fantástico. Já é legal que você possa jogar usando um browser contra pessoas que estão usando dispositivos iOS.

Uma entrevista com o criador mostra o que ele está tentando fazer com o game, e que ele está tentando lançar “200 novas cartas a cada 6 a 8 meses.” É uma estratégia genial ter compras dentro do aplicativo que permitem adquirir pacotes de cartas, traduzindo a ansiedade com que você costumava abrir aquela embalagem brilhante, gentilmente, para não danificar as potenciais cartas raras escondidas dentro dele, em um apertar de botão e uma senha.

Shadow Era | iTunes