Se tem uma coisa que um grande fã de Android gosta é a possibilidade de customizações quase infinitas. O mercado de Launchers para Android ferve mais do que o de cenouras no Sexônico. Mas a maioria das opções segue um padrão parecido, ainda bem preso ao formato original do sistema. Eis que surge o SPB Shell 3D, mudando simplesmente tudo e recriando o sistema do jeito que bem quis. E cá entre nós, ficou bonito — pena que custa tão caro.

O que é?

O SPB Shell 3D pode ser chamado de Launcher, mas é mais do que isso. Ele modifica completamente o Android usando espaço tridimensional para espalhar as informações. E apesar do excesso de painéis — é possível colocar até 16 deles — a ferramenta roda bem em aparelhos atuais (veja bem, não recomendamos o app para aparelhos da geração antiga de smartphones com Android, o ideal é algo mais recente, do Samsung Galaxy S e do Milestone 2 para cima). O pessoal do Engadget rodou o app no Xperia Play, no Nexus S e no Dell Venue e ficou impressionado com a velocidade de resposta.

A ideia aqui é bem clara: modificar seu Android para ter aquela sensação de que ele pode ser um aparelho novo todo dia. Ele pode parecer um pouco brega em alguns momentos — nem sempre voltas e voltas em 3D são bacanas — mas a opção de colocá-lo a hora que você quer facilita a vida. O único chato é que ele custa nada menos do que R$24, o que o transforma num investimento, e não apenas em um momento de diversão.

http://www.youtube.com/watch?v=hVU84J1ShSQ

Para quem é?

Para aqueles que estão com aparelhos mais recentes com Android em mãos, mas estão cansados das mesmas soluções de modificações que inundam o Market. O formato do SPB Shell 3D fará todos perguntarem que diabos é isso em seu smartphones, já que ele não se parece com nenhum sistema que está em alta.

Por que é melhor que os similares?

Aqui, o SPB Shell 3D, explicitando seu lado brega, diria: “nem melhor, nem pior, apenas diferente”. Não há exatamente concorrentes ao formato do app — nem em questão de estilo, nem no quesito preço. Ele ganha pontos por explorar um lado do Android que provavelmente ganhará novos apps: com processadores de 1GHz, dual-core e memórias altíssimas, os aparelhos mais recentes parecem prontos para rodar opções mais pesadas de customização.

Como poderia ser melhor?

Bem, como não tivemos coragem de desembolsar R$24 pelo SPB Shell 3D, fica claro que o valor do app é muito alto para o cenário atual do Market — mas confiamos na velocidade vendo o vídeo do Engadget. Parece o tipo de aplicativo que só valerá a pena quando estiver numa promoção maluca, algo que a SPB deveria considerar seriamente.

[Android Market]