Mais do que um simples livro interativo, Morris Lessmore chegou para tirar a coroa de Alice como rainha dos livros infantis para iPad e para fazer leitores e editoras repensarem a maneira como encaram e manipulam os livros. Esse app traz diversos elementos capazes de fascinar e surpreender crianças e adultos.

O livro/app conta a história de Morris, um cara simples apaixonado por palavras, histórias e livros, até que um dia sua vidinha pacata sofre uma reviravolta – de um jeito bem Mágico de Oz – e ele começa a ter uma percepção diferente do mundo.

Só que a maneira como é contada essa história, aparentemente simples, torna tudo mágico. Desde a narrativa, até as técnicas de animação utilizadas – foram feitas algumas maquetes e miniaturas, além de utilizar animação 2D e 3D – tudo é feito para parecer algo novo, mas trazendo de volta o encantamento dos livros que líamos quando crianças.

O que é?

Morris Lessmore é um daqueles livros “para crianças” capaz de cativar pessoas de todas as idades. Tem uma narração suave, como se um pai estivesse lendo para o filho, gráficos que lembram uma animação da Pixar – não à toa, pois foi feito por um ex-funcionário –, e tem uma história simples, mas que é repleta de alegorias e pode passar uma mensagem diferente para cada um que lê.

http://vimeo.com/25833596

Para quem é?

Para crianças curiosas e criativas, pais e professores que queiram materiais para auxiliar no ensino de inglês ou até mesmo adultos que gostem de animações bem feitas e histórias bem contadas sem se importar com faixa-etária.

Porque é melhor que os similares?

Ele traz em seu design detalhes sutis que estimulam a curiosidade do leitor sem se tornar óbvio ou redundante na história. Algumas vezes os efeitos não simplesmente reproduzem o que está escrito, mas acrescentam elementos tornando a história mais interessante. A narração é excelente e feita cuidadosamente, mas pode ser desativada, para os pais que quiserem traduzir o texto para os filhos. Além disso, ele fica no meio do caminho entre um livro e um curta animado, de uma maneira muito agradável.

Como poderia ser melhor?

Existe um curta animado de Morris Lessmore, porém ele é vendido separadamente (U$2,99). Seria melhor se tivesse pelo menos um desconto para quem já comprou o app e tem curiosidade de assistir o curta também.

[iTunes – U$4,99]