Como um iPhone 4 escondido dentro de um case do iPhone 3GS, o app para iPad do Facebook foi descoberto dentro do app para iPhone – e o TechCrunch diz que o app pode ser ativado agora mesmo.

Você pode conferir aqui toda a galeria de screenshots feita pelo TechCrunch, mas se você quiser experimentar o app no iPad, você precisa “mudar o UIDeviceFamily para 2 no app do Facebook”, como explica @AeroEchelon, o estudante canadense de engenharia que descobriu o código oculto pela primeira vez. Para alterar esta variável, você precisa de um iPad com jailbreak – basta seguir este tutorial do iClarified.

O app é bastante elegante: ele tem uma barra lateral na esquerda, por onde você pode usar todos os recursos do Facebook; as galerias de imagens são simples e muito bem-feitas, seguindo o design de galerias do iPad; e o chat fica disponível numa barra lateral na direita. O Facebook até hoje não lançou um app oficial para iPad – espero que este vazamento acelere o lançamento do app. [@AeroEchelon via TechCrunch]