App do Uber vai apitar se passageiro não usar o cinto de segurança

Vários carros já vêm de fábrica com um alerta que avisa quem está sentado na frente sobre a ausência do cinto. Mas e quem vai no banco de trás? Nova função do app da Uber quer resolver o problema
Ícone do app da Uber

A Uber anunciou um novo recurso em seu app que pretende aumentar a segurança dos passageiros. A nova ferramenta emitirá um alerta sonoro até que o usuário coloque o cinto de segurança.

Boa parte dos motoristas já usa uma plaquinha no banco de trás com o pedido para o uso do cinto. Mas esse método não é tão eficaz, já que a maioria dos carros só acusa a falta do cinto de segurança do banco da frente do veículo.

Como vai funcionar

O aplicativo do motorista emitirá uma série de bipes, enquanto o app do passageiro enviará notificações push lembrando-os de apertar os cintos para o início da corrida. É um recurso simples, mas que pode evitar acidentes graves — já que muitas pessoas não fazem questão de usar o acessório de segurança no banco de trás.

“Apertar o cinto é uma das maneiras mais eficazes de ajudar a manter você e outras pessoas no veículo seguras em um acidente. Ao alavancar a tecnologia para lembrar os passageiros de apertar o cinto, esperamos aumentar o uso do cinto de segurança e potencialmente salvar vidas”, disse Kristin Smith, chefe de política global de segurança rodoviária da Uber.

Uma pesquisa realizada no ano passado, mostrou que no Brasil, 70% das vítimas fatais que estavam nos assentos traseiros não utilizavam cinto.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas