_Aplicativos

Novo app Rooms do Facebook leva pequenos fóruns de discussão ao seu smartphone

O Facebook anunciou hoje o Rooms, um app para iOS que cria pequenos fóruns de discussão para você acessar pelo smartphone.

O Facebook anunciou um novo app para iOS chamado simplesmente “Rooms“. O app permite criar fóruns de discussão baseado em tópicos e convidar amigos através de convites privados ou links públicos. É como o Reddit, mas controlado por você.

Para cada fórum de discussão criado com o app, você ganha ferramentas para modificar o design de forma que quiser, com possibilidade de alterar cores e ícones.

A equipe do Rooms descreve o app como um retorno aos primórdios da internet quando salas de bate-papo e fóruns de discussão dominavam a web, mas agora com foco em postagem de fotos e vídeos, como um subproduto do mundo pós-Instagram. Por causa disso, o Rooms lembra bastante o Instagram, com um feed vertical de conteúdo baseado no assunto pré-definido do fórum. No entanto, o funcionamento é muito mais próximo a fóruns de comunidades como o Reddit. Imagine a capacidade de criar seus próprios subreddits com todas as ferramentas conhecidas de fóruns de discussão como restrição de idades, regras de postagem, e a possibilidade de expulsar quem não seguir as regras.

Eis como a equipe do Rooms, liderada por Josh Miller, descreve a nova criação:

Uma sala do Room é um feed de fotos, vídeos e texto – não muito diferente do encontrado no Instagram ou Facebook – com um tópico determinado por quem criou a sala. Os primeiros usuários já criaram salas para tudo, de vídeos de beat box a fotos de comidas feitas em casa. Há até uma sala chamada “Tênis vistos de cima” com fotografias de tênis em lugares legais.

Assim como a missão da equipe de retomar os primórdios da internet quando pessoas se juntavam em salas de bate-papo para conversar, a forma como você entra nessas salas do Rooms é bem antiquada. Você precisa de um código QR. Sim, um código QR. Quando você cria um fórum, o Rooms gera um código QR para você. E você pode então enviar para outras pessoas e controlar quem pode entrar na sala. E então os interessados pegam o código QR, abrem o app do Rooms e ele analisa o rolo da câmera em busca de convites QR, e permite assim que as pessoas entrem.

Isso parece bem desnecessariamente complicado. O app do Rooms também não tem nenhum recurso de descoberta, então é difícil (ao menos por enquanto) encontrar salas que valham a pena entrar. Assim que baixei o app, decidi entrar em salas de Parkour, e a sala em questão era apenas um fluxo de vídeos e imagens relacionadas ao assunto com botões “Curtir” customizados e abas de comentários.

Mas o Rooms traz algo inédito para o mundo do Facebook: anonimato. Ao entrar em uma sala, você pode escolher como quer que seu nome apareça para as outras pessoas. E também pode escolher um nome diferente para cada sala que entrar.

Nos últimos tempos o Facebook investiu bastante em apps. Há alguns meses foi um concorrente ao Snapchat, que criou uma confusão desnecessária no mundo das mensagens efêmeras. Mas as primeiras impressões indicam que o Facebook pode ter algo especial com o Rooms. São muitos os cenários em que algo assim seria útil, seja um pequeno grupo de amigos postando coisas cotidianas a entusiastas hardcore falando sobre suas obsessões. Talvez ele precise de algumas pequenas atualizações futuras para atingir o potencial. Infelizmente o app ainda não está disponível no Brasil e é exclusivo de iOS – esperamos que com o tempo ele apareça em outros países e plataformas. [Rooms]

Sair da versão mobile