_Tecnologia

Esta fita métrica é só um gostinho do que pode vir por aí na realidade aumentada do iOS 11

AR Measure será lançado com a nova iteração do sistema operacional e nos deixa ansiosos pelos futuros apps de realidade aumentada

Existem alguns motivos pelos quais ser otimista em relação à realidade aumentada. O fato de ser uma tecnologia bem apresentável é o mais importante deles. Sua praticidade é outro grande fator. Mas, acima de tudo, o fato de que a Apple está prestes a liberar seus desenvolvedores de apps a enlouquecerem com a realidade aumentada no iOS 11 significa que um monte de conteúdo deve vir por aí. Esse humilde app de fita métrica é apenas a ponta do iceberg.

• A grande novidade da Apple na WWDC tem a ver com realidade virtual
• A Apple está levando a realidade aumentada a sério antes do que esperávamos

Sim, o HoloLens, o pai dos dispositivos de realidade aumentada, ainda está muito longe de chegar às mãos do usuário médio. Mas, diferentemente da realidade virtual, usar um telefone para a realidade aumentada pode ainda assim produzir experiências ótimas. A realidade virtual está apostando em games como a droga de entrada para estar em todos os cantos. Essa é uma abordagem provada e que pode funcionar… eventualmente. A realidade aumentada já está lentamente ganhando a atenção do público com aplicativos e games para smartphone que funcionam bem, com Pokémon Go sendo o exemplo mais notável.

No início desse mês, a Apple lançou o seu primeiro kit de realidade aumentada para desenvolvedores e prometeu que vai melhorar o desempenho de realidade aumentada significativamente em todos os dispositivos iOS. À época do anúncio, a Alex Cranz, aqui do Gizmodo, escreveu: “Com o Project Tango [do Google], você pode medir uma janela apontando o seu telefone para ela, ou saber exatamente quanto espaço um sofá pode ocupar em um cômodo. A Apple parece achar que consegue fazer isso com todo o hardware dentro do iPhone 7, do ano passado”. Se essa demonstração de uma fita métrica de realidade aumentada no iOS 11 for verdadeira, então, sim, você com certeza consegue medir uma janela apontando seu telefone para ela.

Embora os jogos tenham sido uma droga de entrada para a tecnologia há um bom tempo, há uma outra maneira de fazer os usuários compreenderem novas possibilidades: apelando para seus interesses lascivos. Muitas pessoas foram introduzidas pela primeira vez a sistemas de pagamento online porque precisavam achar alguma maneira de pagar por pornografia. Basicamente todo mundo que adotou cedo os smartphones teve um aplicativo com som de peido. O Snapchat, é claro, transformou um aplicativo para troca de nudes em uma IPO multibilionária. Vai lá, tenta adivinhar o que as pessoas vão fazer com esse app de fita métrica.

Mas uma vez que as pessoas terminem de gravar medidas de seu membro, elas ainda terão à disposição esse aplicativo útil para medir coisas que elas de fato precisam medir. E também haverá muitos outros aplicativos de realidade aumentada que ainda sequer consideramos, todos feitos com um dispositivo que você já tem no bolso.

A empresa por trás da demonstração no vídeo abaixo, a Laan Labs, parece ter uma quantidade decente de experiência em desenvolvimento para iOS, então você pode esperar que isso seja real. Por enquanto, tudo o que eles estão dizendo é que o app será lançado quando o iOS 11 sair, no último trimestre do ano.

[laanlabs]

Sair da versão mobile