_Tecnologia

App impressionante da Microsoft pode transformar mundo em Street View

Meu queixo caiu quando vi este vídeo: o Interactive Visual Media Group, que faz parte da Microsoft Research, criou um app para celular que cria modelos 3D de objetos usando apenas algumas fotos. Você consegue girar o objeto com movimentos fluidos, e o modelo é feito na nuvem, e baixado no celular. Este app é […]

Meu queixo caiu quando vi este vídeo: o Interactive Visual Media Group, que faz parte da Microsoft Research, criou um app para celular que cria modelos 3D de objetos usando apenas algumas fotos. Você consegue girar o objeto com movimentos fluidos, e o modelo é feito na nuvem, e baixado no celular.

Este app é experimental, e não sabemos a plataforma na qual ele roda – mas chutaríamos “Windows Phone 7”, dado que o projeto é da Microsoft. Como ele funciona? A Technology Review explica:

Para capturar um carro em 3D, por exemplo, é necessário tirar algumas fotos de pontos de vista diferente ao redor do objeto. As fotos podem ser enviadas instantaneamente para um servidor na nuvem, para processamento. O app então baixa um modelo fotorrealista do objeto, que pode ser navegado de forma fluida passando o dedo na touchscreen.

Uma visão detalhada de 360 graus, para de um objeto do tamanho de um carro, requer cerca de 40 fotos; um objeto menor, como um bolo de aniversário, precisaria de 25 fotos ou menos.

Você também pode usar fotos de uma câmera normal, mas elas precisariam ser enviadas para um computador, e o modelo seria visto através de um plugin para navegador web.

Um modelo 3D gerado facilmente vai além de impressionar seus amigos (“olha só o que meu smartphone faz!”): segundo Eric Stollnitz, um dos pesquisadores envolvidos no projeto, com o modelo 3D “você poderia vender um item na internet, tirar uma foto de um amigo para se divertir, ou registrar algo para usar em seguro” de automóvel, por exemplo.

Você pode usar o app para criar modelos de objetos, mas eu sairia de casa para fotografar coisas: como você captura o plano de fundo também, daria pra fazer um modelo 3D à la Street View. [Technology Review via Engadget]

Sair da versão mobile