As notificações com luzinhas discretas e coloridas foram uma das invenções mais simples e engenhosas que o Android trouxe com o G1, há quase três anos. Mesmo em aparelhos onde a funcionalidade é simplificada, ela é legal: de longe você pode saber que se o seu aparelho pisca uma luz vermelha intermitentemente a bateria está acabando, azul há nova menção no Twitter e verde uma mensagem. Você quer que o seu smartphone tenha um vocabulário luminoso maior que o código Morse? Há um app para isso.

O Market tem algumas opções para mexer nessas configurações em alguns aparelhos específicos, mas o Light Flow é o que traz a funcionalidade para uma diversidade maior de aparelhos: uma grande parte dos Motorola, HTC  e Sony Ericssonn (sinto muito, donos de Samsungs e LGs). O visual é espartano mas o Light Flow tem o que você precisa: a capacidade de configurar uma grande quantidade de cores, o intervalo da intermitência e associar o aviso luminoso para alguns apps – e ainda um sleep mode, para ele seu quarto não parecer uma boate à noite. Na versão gratuita, há algumas poucas opções de apps populares. Na paga (R$ 1,92), mais opções de customização.

Vale dar uma olhada antes na descrição para ver se é preciso rootear o seu aparelho antes de instalar o programa para ter todas as funções. Falando nisso, só eu acho engraçado a descrição Google Translator dos apps do Android Market? Toda vez que vejo “Pode não funcionar no seu DESEJO” eu dou uma risadinha. [Market via Phandroid]