O Tawkon, novo app para Android, promete monitorar os níveis de radiação do seu aparelho com Android, para você saber quando não tem problema falar no seu celular e quando tem problema sim porque tem muita radiação então para logo de falar seu tagarela.

Como é que o Tawkon analisa os níveis de radiação no celular? De acordo com eles:

O Tawkon consegue isto com a tecnologia RRI™ (Indicação em Tempo Real de Radiação), em processo de patente. A RRI coleta e analisa os níveis SAR (taxa de absorção específica) dinâmicos do seu celular, além de cobertura de rede, localização, condições do ambiente e utilização do celular a todo momento. A RRI utiliza funções especiais de smartphones, como GPS, acelerômetro, sensores de proximidade e mais para ajudar a minimizar a exposição à radiação durante o uso do celular.

Basicamente, o Tawkon analisa como as antenas do seu celular (intensidade, direção, ângulo) lidam com várias características da sua cobertura de rede (distância, tempo, obstáculos) e diz se você está a um nível seguro de radiação para falar ao telefone. Com certeza são necessárias muito mais análises do que o Tawkon faz para obter de forma precisa os níveis de radiação, mas ter uma estimativa é melhor do que não saber. Eu acho.

O app também dá alertas em tempo real quando o usuário está numa ligação, para saber quando mudar para fones de ouvido, e analisa dados passados para ver quando e onde é melhor fazer uma ligação. O World Map, um mapa do Google Maps que mostra as melhores áreas para se fazer ligações (e as piores para não fazê-las) pode ser uma boa fonte de dados coletiva se as leituras do app forem precisas.

A radiação de celulares assusta um pouco porque não é muito bem conhecida – quem sabe o Tawkon ajude a dar um pouco mais de transparência a isso. [Tawkon]