_Tecnologia

Apple 2022: o que já vazou sobre o iPhone 14

Fim do entalhe? Chassi de titânio? Conectividade via satélite? Confira o que a empresa da maçã pode estar preparando para o próximo ano

Imagem: MacRumors/Reprodução

O lançamento do iPhone 14 ainda está longe –provavelmente em setembro.

Entretanto, alguns rumores já começam a pipocar na internet com as novidades que podemos esperar dos novos aparelhos da Apple.

Diante de tantos boatos, pode ser difícil acompanhar o que vem por aí.

Pensando nisso, separamos aqui uma lista com os principais vazamentos sobre a linha de iPhones de 2022 (ou em aparelhos de um futuro próximo).

1. Design

Os modelos do iPhone 14 ainda deverão se parecer muito com os iPhones da linha 13.

Porém, é esperado que o chassi seja um pouco mais grosso, nivelando as lentes e o flash para que não fique uma protuberância atrás do aparelho.

Além disso, os botões de volume deverão ser redondos –assim como era nos iPhone 4 e 5– os alto-falantes ganharão um novo desenho, e as grades de microfone serão alongadas em vez dos orifícios individuais.

Os aparelhos também devem ser construídos com uma liga de titânio de alta qualidade, mais forte que o aço e alumínio, e sendo mais resistentes a arranhões e corrosão.

Com as vendas em baixa, a Apple pode abandonar a fabricação de iPhones de 5,4 polegadas em 2022. Ou seja, é o fim dos modelos “mini”, com os novos aparelhos medindo entre 6,1″ e 6,7″.

2. Fim do entalhe

Introduzido no iPhone X, em 2017, parece que a Apple decidiu finalmente abandonar de vez o entalhe na tela em alguns dos modelos do iPhone 14.

Por mais que o entalhe seja considerado controverso, ele acabou sendo adotado em novos MacBooks e até por fabricantes de celular rivais.

Porém, em 2022, os novos iPhones devem adotar um design de perfuração para a câmera que já é utilizado em aparelhos Android. Segundo rumores, o furo estará no iPhone 14 Pro e Pro Max.

Já o recurso de ID Facial deverá utilizar uma solução diferente, inclusive com a possibilidade dele ser colocado sob a tela.

3. Processamento

Cada novo lançamento de iPhone traz uma nova geração de processamento. Para o iPhone 14 é esperado o chip A16, de 4 nanômetros, ou seja, menor do que os de 5nm das linhas 12 e 13, mas com melhor desempenho e maior eficiência energética.

Já na memória, rumores indicam que os modelos padrão continuarão a ter RAM de 6GB e os modelos Pro passarão de 6GB para 8GB.

A Apple também pode aumentar o armazenamento para até 2TB.

4. Resfriamento

Há algum tempo, a Apple está trabalhando para adotar um sistema de resfriamento a vapor, para dar conta do maior poder de processamento e velocidade da conexão 5G.

Rivais como Samsung, Razer e LG já usam a tecnologia, mas ainda não se sabe se a Apple pretende adotar nos modelos de 2022.

5. Conectividade

O iPhone 14 utilizará o Qualcomm Snapdragon X65, o primeiro modem 10 Gigabit 5G com sistema de antena para smartphones do mundo.

Este modem também habilita alguns recursos de conectividade via satélite, que permitirá aos usuários enviar mensagens de texto em situações de emergência onde não há cobertura de celular.

De acordo com analistas, os dispositivos também devem contar com o WiFi 6E –com foco principal em experiências de realidade virtual e aumentada.

6. Câmeras

Para 2022, os iPhones deverão contar com melhorias na câmera Ultra Wide, assim como a possibilidade da introdução da tecnologia de lente de periscópio, para permitir zoom óptico de até dez vezes.

Rumores indicam que a Apple enfrentou alguns problemas com a lente de periscópio, por isso, ainda não está claro se ainda pretende usar a solução ou adotar uma tecnologia licenciada de outra fabricante.

Também é esperada uma câmera de 48 megapixels, uma considerável melhoria dos atuais 12MP.

7. Tela em 120 Hz

A expectativa é que todos os quatro modelos do iPhone 14 terão telas com taxa de atualização de 120 Hz.

Porém, ainda não há certeza disso, com alguns analistas se contradizendo e afirmando que a tecnologia ProMotion ainda estará disponível apenas nos modelos Pro.

Se a Apple seguir a programação de anos anteriores, a linha iPhone 14 deverá ser lançada em um evento realizado em setembro de 2022.

Sair da versão mobile