Em 2015, a Apple substituiu o teclado tesoura pelo borboleta, o que permitiu que as teclas de seus laptops fosse mais discretas. Desde então, alguns donos de MacBooks reclamam de problemas de funcionamento, de teclas travadas a teclas que param de funcionar. Segundo Ming-Chi Kuo, um dos principais analistas conhecedores da cadeia de suprimentos da Apple, a empresa considera acabar com este mecanismo de teclado.

De acordo com Kuo, a Apple voltará ao teclado tesoura, só que com durabilidade melhor. Este novo tipo de teclado já deve estrear em uma versão do MacBook Air que será lançada em setembro deste ano, muito provavelmente no evento sobre novos iPhones, e em um novo MacBook Pro, só que apenas no ano que vem — neste ano, existem rumores de um MacBook Pro de 16 polegadas, mas este ainda não deve ganhar o novo teclado.



Diferença entre os mecanismos tesoura e borboleta dos teclados de MacBooksMecanismo do teclado tesoura e mecanismo borboleta usado em MacBooks; modelo borboleta proporcionou alguns incidentes em que teclas travavam ou digitavam um caractere múltiplas vezes. Imagem: Apple

O analista diz que este novo mecanismo é um “design completamente novo” e diferente de tudo que já foi empregado nos outros laptops da marca. A durabilidade dele deve ser assegurada pelo fato de ele contar com fibra de vidro para reforçar as teclas.

A notícia deve ser um alívio para donos de MacBooks que tiveram problemas em algumas das quatro gerações dos teclados borboletas. De modo geral, o mecanismo passou a ser empregado há quatro anos e fazia com que teclas ficassem travadas, repetissem caracteres (ao digitar um “c” aparece “ccc”) ou ficassem muito barulhentas.

Uma das teses para os possíveis problemas tem relação com sujeira — ao entrar qualquer tipo de sujeira no mecanismo da tecla, ela passava a apresentar um desses comportamentos esquisitos previamente descritos. Para tentar reduzir o problema, MacBooks do ano passado vinham com uma membrana sob as teclas, mas mesmo assim, não foi o suficiente.

Membrana de teclado borboleta de quarta geraçãoMembrana de teclado borboleta de quarta geração. Imagem: ifixit

Só teremos confirmação dessas informações do analista ao observar os próximos lançamentos da Apple. No entanto, faz sentido que a companhia se mexa para alterar seu teclado. Após alguns programas de troca para um “pequeno número de usuários enfrentando problemas”, nada mais justo que a Apple volte ao mecanismo tesoura que sempre funcionou bem nos MacBooks lançados até 2015. Também é importante o fato de que a Apple, uma empresa que vende produtos premium e caros, faça a lição de casa e coloque um teclado que não dê problemas em seus laptops. Não é pedir muito.

[9to5Mac]