Os rumores eram verdade: a Apple anunciou hoje um iPad de 128GB, a ser lançado em 5 de fevereiro nos EUA.

Este modelo do iPad tem a mesma tela Retina dos seus irmãos, vem nas cores preto e branco, e mantém o design – a única diferença é o dobro de armazenamento.

Com tanto espaço, ele é basicamente um tablet de nível profissional para pessoas como arquitetos e outros que têm o orçamento necessário e precisam dessa quantidade de memória. A Apple dá alguns exemplos:

Empresas que utilizam regularmente grandes quantidades de dados, como arquivos em CAD 3D, raios-X, edição de filmes, músicas, plantas de projeto, vídeos de treinamento e manuais de serviço poderão se beneficiar com uma maior gama de opções de armazenamento para o iPad.

E para consumidores comuns? Talvez 128GB não seja mais tanto um exagero para um sistema que tem apps de 2GB, por exemplo – não dá para guardá-los na nuvem. Na verdade, 16GB é que parecem muito pouco hoje em dia.

O novo modelo vem em opções com Wi-Fi ou Wi-Fi + dados, custando US$ 799 e US$ 929, respectivamente. Eles serão lançados na Apple Store online americana em 5 de fevereiro; o lançamento em outros países – como o Brasil – ainda não foi anunciado. [Apple via TNW]