Talvez você não saiba, mas seu iPhone – se for um iPhone 8 ou superior – é capaz de recarregar muito mais rápido. O único problema é que a Apple não te dá o equipamento necessário para fazer isso. Um novo rumor sugere que isso está para mudar – e, olha, realmente deveria.

Os celulares da Apple atualmente são enviados com um carregador padrão de 5W – se você comprou um iPhone nos últimos anos, sabe como ele é. Porém, a companhia diz que a partir do iPhone 8, seus aparelhos podem ser recarregados rapidamente com um cabo USB-C para Lightning e em qualquer fonte de energia que tenha 18W, 29W, 61W ou 87W.

Qualquer um desses modelos de carregadores pode ser comprado à parte, o que é bem frustrante (embora seja um comportamento padrão da Apple).

De acordo com uma reportagem do site japonês Mac Otakara, a companhia irá incluir os acessórios necessários para o carregamento rápido na sua próxima geração de iPhones. Isso significa que um cabo USB-C para Lightning e um carregador USB-C de 18W estarão na caixa.

Quando o Gizmodo testou as capacidades de carregamento oferecida em diversos carregadores que você podia comprar de forma avulsa, a diferença foi clara. Qualquer acessório com mais de 12W fazia a bateria recarregar mais rápido em iPhone 8 ou posteriores, embora os resultados variassem menos para os modelos mais recentes.

É assim que os carregadores da Apple se saem uns contra os outros (tenha em mente que a opção de 18W não estava disponível no final de 2017, quando fizemos os testes):

Gráfico mostra que quando mais watt tem o carregador, mais rápido os iPhones carregam

Ninguém quer gastar uma pequena fortuna (R$ 219!) para ter as ferramentas necessárias para que seu iPhone faça algo que a companhia diz que ele é capaz – principalmente pelo fato de ser um celular caríssimo, bem como todos seus acessórios.

Além disso, como o Verge lembra, quando a Apple colocar um cabo USB-C na caixa dos iPhones, não precisaremos de um adaptador ou um cabo extra para conectarmos os aparelhos nos modelos mais recentes dos MacBooks.

O Gizmodo entrou em contato com a Apple, mas não obtivemos retorno. Atualizaremos a publicação caso a companhia nos responda.

A Apple é uma das empresas mais inovadoras do planeta. Está na hora dela deixar sua tecnologia falar por si, sem exigir que os consumidores comprem um monte de acessórios para que o celular funcione da maneira que deveria funcionar desde o início.