_Ciência

Apple consegue patente de interface de mapas touchscreen que pode causar problemas ao Google

Uma patente originalmente pedida pela Apple em 2008 acabou de ser garantia pelo Escritório de Patentes dos EUA. De alguma forma a empresa conseguiu convencer as autoridades de que ela deveria deter uma patente que descreve um método de exibir mapas em um dispositivo com tela sensível a toques. Não é o ataque gigantesco contra […]

Patente de mapas da Apple.

Uma patente originalmente pedida pela Apple em 2008 acabou de ser garantia pelo Escritório de Patentes dos EUA. De alguma forma a empresa conseguiu convencer as autoridades de que ela deveria deter uma patente que descreve um método de exibir mapas em um dispositivo com tela sensível a toques.

Não é o ataque gigantesco contra o Google Maps que você talvez esteja pensando, já que a patente foca mais na interface baseada em toques do Maps do iOS, da própria Apple, que antes funcionava com dados do Google, embora a ideia de a Apple ter conseguido patentear uma coisa tão básica quanto mostrar um mapa para uma pessoa em uma touchscreen seja espantoso.

Em 2008, porém, os mapas móveis não tinham a popularidade que têm hoje. Muitos smartphone sequer lidavam com mapas e aqueles que os ofereciam tinham interfaces personalizadas bem podres controladas por umas coisas chamadas “botões”. Além de cobrir o sistema de controle por toques da Apple, essa patente também menciona problemas técnicos mais complexos e alguns que tendemos a associar ao Google, como o conceito de fixar marcadores em locais.

Se a Apple conseguir de alguma forma forçar o Google a piorar as suas ferramentas de mapas de qualquer forma que seja como resultado direto dessa patente, será uma enorme vitória para a empresa. E, claro, uma grande perda para todos os usuários não-usuários da Apple do mundo inteiro. [USPTO via Apple Insider via Gizmodo UK]

Sair da versão mobile