_Apple

Apple mostra sua câmara de tortura para iPhones e tenta conter “bendgate”

Como parte de sua reação, a empresa abriu um de seus laboratórios - onde se realizam testes de durabilidade - para veículos da mídia.

Depois do lançamento de seus novos iPhones, a Apple se viu envolvida em uma polêmica: alguns usuários reclamaram que o iPhone 6 Plus entorta sob certa pressão. Como parte de sua reação, a empresa abriu um de seus laboratórios – onde se realizam testes de durabilidade – para veículos da mídia como CNBC e The Verge.

A Apple insiste que os iPhones 6 Plus que entortaram no bolso dos clientes são casos isolados, e que os consumidores não têm nada com que se preocupar.

Isto lembra a resposta da Apple, em 2010, para o que ficou conhecido como antennagate. O sinal do iPhone 4 é atenuado quando você o segura, porque as bordas fazem parte da antena.

Inicialmente, a Apple apenas dizia que os usuários deveriam comprar um case protetor. Depois, a empresa mostrou as instalações onde testa seus produtos, e acabou oferecendo cases gratuitos para os donos do iPhone (exceto no Brasil).

Todos entortam, Apple?

A empresa ainda diz que qualquer smartphone está suscetível a ficar torto. “No fim, se você usar força suficiente para dobrar um iPhone ou qualquer celular, ele vai se deformar”, disse um vice-presidente sênior da Apple ao The Verge.

A Apple também afirma que, sob uso diário normal, o iPhone 6 Plus não sofre com o problema. Mas ainda não está claro o que “uso diário” significa para a Apple, e é fato que um retângulo de alumínio tão alto e magro como o iPhone 6 Plus será propenso a algum tipo de flexão. Se ele fosse mais grosso, seria mais resistente e talvez até esconderia a saliência da câmera.

Sim, ele tem “elementos de aço e titânio para reforçar locais de tensão”, mas isso pode não ser o bastante. Como o teste evidencia, o iPhone 6 Plus entorta mais do que outros aparelhos:

A Apple disse a veículos como CNBC e Re/code que só recebeu nove queixas até agora sobre iPhones que ficaram tortos. Este é certamente um número pequeno, dados os milhões de iPhones que a Apple vendeu nestes últimos dias. Se o simples ato de levar o aparelho no bolso fosse o suficiente para curvá-lo, isso teria acontecido com mais pessoas.

Mas agora, a questão é saber se o novo aparelho é frágil o bastante para ser um risco de levar no bolso. Mat Honan, da Wired, encontrou uma curva “quase imperceptível” no iPhone que ele testou no review; o Business Insider diz algo semelhante. Provavelmente vai demorar meses até sabermos se o problema acaba aí, ou se ele piora com o tempo.

iOS 8.0.2

O inferno dantesco da Apple tem muitos círculos. Além de problemas no hardware, ela ainda teve que lidar com uma atualização desastrosa que deixou o iPhone 6 e 6 Plus sem sinal de celular. Segundo a empresa, isso afetou “menos de 40.000” dispositivos, mas ainda é grave.

Ontem à noite, a Apple lançou a atualização 8.0.2 para resolver esse problema. Ele também faz o app Saúde funcionar de novo, assim como o TouchID.

Em nota, a Apple pediu desculpas “pelo incômodo aos usuários do iPhone 6 e iPhone 6 Plus”, mas parece que os problemas ainda não acabaram: segundo o Mac Rumors, usuários na Austrália dizem que ainda estão sofrendo com falta de sinal após a atualização. [CNBC, The Verge, Macrumors]

Imagem: Unbox Therapy/Youtube

Sair da versão mobile