A Apple já anuncia na página do Aperture que ele será descontinuado por volta do meio deste ano, quando será substituído pelo novo programa Photos. A informação não está presente na página do aplicativo iPhoto, mas o anúncio do fim de ambos softwares foi feito em 2014.

A Apple anunciou em julho do ano passado, durante a última WWDC, que não daria continuidade ao desenvolvimento do Aperture e do iPhoto, sendo estes substituídos por um único aplicativo de edição de imagens: o Photos (ou Fotos, como ele será comercializado no Brasil). O programa é uma biblioteca de fotos moderna para computadores Mac. Com novo design — que acompanham as mudanças aplicadas no Yosemite — melhor performance e melhor integração com o arquivamento em nuvem e com os celulares e tablets iOS. Ele é amigável à iniciantes de fotografia e edição de imagens, mas talvez seja simples demais para profissionais já acostumados com programas mais complexos, como o Aperture. Então, é de se imaginar que fotógrafos profissionais deem preferência a programas da Adobe, como o Photoshop ou o Lightroom.

O iPhoto, lançado em 2002, é hoje um programa padrão, presente em todo computador Mac novo. Já o Aperture, foi lançado em 2005 e é vendido separadamente na App Store por US$80. O anúncio na página serve de alerta para que os usuários não gastem dinheiro com um programa que não receberá mais atualizações.

Uma versão de desenvolvedor do Photos já está disponível e um beta aberto ao público é planejado. A previsão é que ele seja lançado no meio deste ano por meio de uma atualização de software dos computadores Mac. [TheVerge via MacRumors, Apple]