Muito se especula sobre qual produto inédito a Apple pretende lançar daqui alguns anos – um headset de realidade aumentada ou até um carro elétrico. Mas já sabemos que a companhia está reorganizado a liderança por trás da equipe de hardware. Ela anunciou nesta segunda-feira (25) que John Ternus, vice-presidente de engenharia de hardware, assumirá o cargo de vice-presidente sênior de engenharia de hardware, que hoje é ocupado por Dan Riccio.

Na Apple desde 1998, Riccio, que estava na posição desde 2013 e no time de design de produto desde 2001, agora vai se dedicar a “um novo projeto” na Apple e continuará respondendo diretamente ao CEO Tim Cook. Especula-se que, a partir de agora, ele pode estar envolvido no desenvolvimento do suposto veículo autônomo da empresa, embora esse projeto tenha John Giannandrea na liderança, também segundo rumores com pessoas familiarizadas com o assunto.

Dan Riccio está na companhia desde 1998. Imagem: Apple

“Cada inovação que Dan ajudou a Apple a trazer à vida nos tornou uma empresa melhor e mais inovadora, e estamos entusiasmados por ele continuar a fazer parte da equipe. O profundo conhecimento e ampla experiência de John o tornam um líder ousado e visionário das nossas equipes de engenharia de hardware”, disse Tim Cook em comunicado oficial.

Riccio declarou estar ansioso para focar seu tempo na criação de “algo novo e maravilhoso” dentro da Apple, mas não revelou nenhum detalhe sobre o que seria esse projeto secreto. “Trabalhar na Apple tem sido a oportunidade de uma vida, dedicada a fazer os melhores produtos do mundo com as pessoas mais talentosas que você possa imaginar. Após 23 anos liderando nossas equipes de Design de Produto ou Engenharia de Hardware – culminando com nosso maior e mais ambicioso ano de produtos de todos os tempos -, é o momento certo para uma mudança”, afirmou.

John Ternus, novo vice-presidente sênior de engenharia de hardware. Imagem: Apple

Agora como vice-presidente sênior de engenharia de hardware, John Ternus também passará a se reportar diretamente a Tim Cook. Com mais de 20 anos de Apple, o executivo esteve envolvido no desenvolvimento de todas as gerações de iPads e AirPods, além de ter liderado a equipe responsável pela linha iPhone 12 e de transição dos processadores Intel para Apple Silicon.

[Apple, Business Insider]