Antes, se você amava – ou odiava – um produto da Apple, poderia deixar uma crítica e classificação na loja online da empresa para gritar, desabafar e elogiar para o mundo todo ver. Não mais. Parece que a Apple excluiu e desabilitou as avaliações e classificações de clientes no último fim de semana de suas lojas nos EUA, Reino Unido e Austrália.

A notícia foi identificada pela primeira vez pelo Apple Insider. É verdade que, neste momento, se você olhar as páginas de produtos online, não encontrará classificações ou críticas. No entanto, basta dar uma olhada no WayBack Machine para descobrir que eles aparentemente desapareceram em algum momento entre a noite de 16 de novembro e a manhã seguinte. Veja esta página do produto Apple Pencil do dia 16 – as críticas ainda estão lá. Mas se você der uma olhada na mesma página do dia 17, a seção desapareceu completamente.

É altamente improvável que o desaparecimento seja uma falha no site – principalmente porque a página inicial está dizendo para você “alegrar o fim de ano de alguém” comprando presentes da Apple. O mais provável nesse caso é que a Apple não goste de críticas negativas incorporadas nas seções “Comprar” de seus produtos, afastando clientes em potencial durante a temporada de festas. O Gizmodo procurou a Apple para comentar, mas não recebeu uma resposta.

É difícil dizer se essa é uma política que será lançada em todas os produtos da Apple. Ainda é possível deixar críticas e classificações de conteúdo na iTunes Store, mas comentários e classificações nunca foram uma opção na Apple TV+ , incluindo seu conteúdo original.

Embora todos saibam que você deve revisar as seções de avaliações ou comentário dos usuários com cautela, é uma atitude covarde de uma empresa desativá-las arbitrariamente, sem fornecer qualquer justificativa. Nesses casos, muitas vezes parece que uma certa empresa tem medo de críticas ou comentários válidos de uma base de usuários leais.