_Apple

Apple permite que usuários baixem todos seus dados, mas ainda não funciona por aqui

Quando as proteções de privacidade da lei GDPR, da União Europeia, entraram em vigor em maio, a pressão para dar aos norte-americanos as mesmas ferramentas para visualizar seus dados era alta. Na quarta-feira (18), a Apple cumpriu sua promessa de oferecer um serviço de download de dados para seus usuários nos EUA, e agora você […]

Quando as proteções de privacidade da lei GDPR, da União Europeia, entraram em vigor em maio, a pressão para dar aos norte-americanos as mesmas ferramentas para visualizar seus dados era alta. Na quarta-feira (18), a Apple cumpriu sua promessa de oferecer um serviço de download de dados para seus usuários nos EUA, e agora você pode descobrir o que a Apple tem de informações sobre você com apenas alguns cliques. No Brasil, infelizmente ainda não está funcionando.

• O quanto eu valho para os anunciantes? Minha busca obsessiva para colocar um preço na minha atenção
• Investigadores são aconselhados a não olhar para iPhones com Face ID para não bloquearem o aparelho

Algumas empresas, como o Facebook, já oferecem a possibilidade de solicitar os dados que elas armazenam sobre você, e muitas pessoas ficaram chocadas ao examinar o grande volume de informações que estão sendo coletadas e armazenadas. A Apple tem sido extremamente consciente com as preocupações de privacidade nos últimos anos, e as chances são de que a coisa mais chocante do seu perfil que você irá encontrar é como ele não contém muita coisa em si. Ainda assim, os humanos são criaturas curiosas, e, para dar uma olhada no que a Apple tem sobre você, siga os passos a seguir:

Vá para o portal de privacidade da Apple e faça login. Você precisará inserir um código de autenticação se tiver ativado a autenticação em dois fatores. Se você não tiver a autenticação de dois fatores, recomendamos que a faça.

Quando estiver no site, você verá algumas opções e deverá clicar em “Obter uma cópia dos seus dados”. Você pode escolher os serviços dos quais deseja solicitar os dados, mas é melhor selecionar tudo.

É possível que você tenha que fazer uma verificação extra e responder a algumas perguntas, mas, na maioria das vezes, você terá que simplesmente esperar. Pode levar até sete dias para que as informações sejam compiladas e enviadas em um arquivo zip para o seu endereço de e-mail.

No Brasil, infelizmente, não havia a opção de baixar os dados. Só é possível alterar dados ou apagar a conta Apple. No entanto, segundo a Apple, o recurso estará disponível localmente em breve.

No portal de privacidade da Apple para usuários brasileiros, essas são as opções que aparecem. Crédito: Captura de tela

Junto com a UE e os Estados Unidos, a ferramenta deve agora estar disponível em Austrália, Canadá, Islândia, Liechtenstein, Nova Zelândia, Noruega e Suíça. Caso contrário, você pode enviar uma solicitação de formulário para seus dados aqui. A Apple usa criptografia para anonimizar seus dados para sua própria análise de produto. O que você está solicitando são os dados que podem ser especificamente associados à sua conta e e ao seu dispositivo.

Embora você possa escolher um tamanho de arquivo máximo para os dados a serem baixados, provavelmente não precisará se preocupar com o fato de ele ser muito grande. Ainda não vi os meus dados pessoais, mas o Zach Whittaker, do ZDNet, pediu o seu relatório em maio passado, e a Apple o forneceu. Ele consistia em algumas planilhas que somavam 5 MB. Isso é super minúsculo, se comparado à maioria das empresas famintas por dados. Por exemplo, um repórter do New York Times descobriu que o Google armazenava 8 GB de informações sobre ele. Pessoalmente, acho isso tudo horrível e, olhando para a minha atividade online, é como a sensação de ouvir uma gravação da minha voz. Eu normalmente evito esses downloads de dados que as empresas têm de mim, mas, dessa vez, pedi o relatório da Apple, esperando ter um pouco de alívio.

O novo portal acompanha algumas mudanças de rotina na Política de Privacidade da Apple, que alinha tudo com as melhorias para o iOS 12 e o macOS Mojave. É uma boa política e vale a pena investigar se você quiser ver como isso deveria ser feito. A Apple, em grande parte, não é uma empresa orientada por dados e, por isso, não precisa lutar contra a transparência da maneira como muitos fazem. Fazer a coisa certa basicamente funciona como uma propaganda para seus produtos. Apenas lembre-se sempre que a Apple não é sua amiga.

[Apple, Portal via TechCrunch]

Sair da versão mobile