A Apple divulgou a versão 2010 de seu relatório de Responsabilidade com Fornecedores. E, de acordo com a Apple, a Apple está fazendo um ótimo trabalho! Mas dados certos eventos recentes, será que eles deveriam mesmo se orgulhar?

Não há dúvida de que parte do que a Apple fez com a cadeia de fornecedores deles é louvável. Eles fizeram esforços para proteger trabalhadores jovens, e eles protegem trabalhadores estrangeiros de serem subjugados a trabalhos forçados. Tudo isto merece louvor.



Mas notícias recentes parecem mostrar outro lado das condições de trabalho nos fornecedores da Apple. Um repórter foi atacado mês passado fora de uma fábrica da Foxconn por tirar fotos. Funcionários de uma fábrica da Foxconn no México tocaram fogo no pátio no fim de semana, em protesto a hora extra forçada. E também surgiram relatos de que um trabalhador em uma fábrica da Wintek morreu de envenenamento por n-hexano ano passado. Sem falar do Sun Danyong, que cometeu suicídio em julho do ano passado por causa de um protótipo de iPhone vazado.

Acredito que a assembleia de acionistas da Apple, nesta quinta-feira, vai correr como esperado quando o relatório de Progresso na Responsabilidade com Fornecedores for apresentado. E eles tomaram, mesmo, medidas admiráveis para melhorar as condições de seus trabalhadores. Mas, para mim, ainda há muito progresso a ser feito. [Apple]