_Apple

Apple rebate acusações da Epic Games, e Epic Games acusa Apple de mentir na resposta

Em um documento que foi registrado nesta sexta-feira (21), a Apple alega que a Epic Games pediu um “acordo especial” para contornar suas políticas de compra no aplicativo. De acordo com a CNBC, o ex-vice-presidente sênior da Apple, Phil Schiller, mas ainda ligado à empresa, disse que o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, pediu […]

Logo do Fortnite ao fundo. À frente, dois rapazes com mochilas nas costas. Um dos rapazes tira foto do logo.

Foto: Ina Fassbender/AFP/Getty

Em um documento que foi registrado nesta sexta-feira (21), a Apple alega que a Epic Games pediu um “acordo especial” para contornar suas políticas de compra no aplicativo. De acordo com a CNBC, o ex-vice-presidente sênior da Apple, Phil Schiller, mas ainda ligado à empresa, disse que o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, pediu “uma ‘side letter’ da Apple que criaria um acordo especial apenas para a Epic que mudaria fundamentalmente a maneira pela qual a Epic oferece aplicativos na plataforma iOS.”

Além de permitir que seus usuários paguem diretamente à Epic, Sweeney também supostamente teria pedido permissão à Apple para lançar uma loja de aplicativos de terceiros para iPhones.

O documento também declara que a alegação da Epic Games de dano irreparável é “autoinfligida e o resultado de sua decisão de violar acordos” e que seu questionamento às políticas da App Store da Apple foi “orquestrado”. A Apple também argumenta que não é um monopólio, que não se envolveu em comportamento anticompetitivo e que não impediu que a Epic Games tivesse acesso a uma “instalação essencial” ou ao iOS no iPhone e iPad.

De acordo com Sweeney, no entanto, a declaração da Apple de que a Epic tentou obter um acordo apenas para si mesma é enganosa. No início desta tarde, ele tuitou uma imagem completa do e-mail que enviou à Apple e que é mencionado no documento da empresa.

Tradução do tuíte: “A declaração da Apple é enganosa. Isso está no meu e-mail no documento da Apple, que está disponível publicamente. Eu disse especificamente no pedido da Epic aos executivos da Apple: ‘Esperamos que a Apple também disponibilize essas opções igualmente para todos os desenvolvedores iOS…'”

“Esperamos que a Apple também disponibilize essas opções igualmente para todos os desenvolvedores iOS”, disse Sweeney perto do final do quarto parágrafo. Embora seja interesse da Epic Games negociar um pagamento de comissão mais baixo para a Apple ou a possibilidade de colocar sua própria loja em dispositivos iOS, parece que Sweeney deixa claro que deseja as mesmas opções disponíveis para todos os desenvolvedores, não apenas para sua empresa.

A Epic Games anunciou no início desta semana que a Apple havia comunicado que encerraria sua conta de desenvolvedor e a cortaria de todas as ferramentas de desenvolvimento para iOS e Mac. Ela também disse que a Apple estava retaliando a empresa por desafiar as políticas da App Store — políticas às quais Sweeney se opõe abertamente há algum tempo.

Mas a afirmação da Apple de que a Epic está se exibindo parece ter seu fundo de verdade. A Epic anunciou hoje que vai realizar um torneio chamado “Free Fortnite Cup” que dará aos vencedores prêmios no jogo, como uma skin ‘Tart Tycoon’ (Tart Tycoon é o novo avatar da do Fortnite para a Apple, aparentemente). Os melhores jogadores podem ganhar um notebook gamer Alienware ou um tablet Samsung Galaxy.

Sair da versão mobile